Home > Notícias

Plataforma MeeGo para celulares ganha versão para desenvolvedores

Sistema operacional móvel para smartphones e netbooks combina tecnologias da Intel e da Nokia; primeira versão final deve sair em outubro

IDG News / EUA

01/07/2010 às 11h05

Foto:

O MeeGo, projeto Linux que combina software da Intel e da Nokia, ganhou uma versão inicial para desenvolvedores do sistema operacional para celulares na quarta-feira, 30/6.

O projeto combina o software Moblin da Intel com o Maemo da Nokia em um sistema de código aberto devenvolvido para netbooks ou telefones celulares. O MeeGo lançou uma primeira versão para netbooks em maio e afirmou, na ocasião, que em junho soltaria um lançamento inicial para telefones móveis.

“Esse lançamento marca a conclusão da fusão entre Moblin e Maemo como importantes decisões estruturais e seleções técnicas ”, escreveram em um post os funcionários do MeeGo Technical Steering Group, Valtteri Halla e Imad Sousou.

O lançamento inclui as (interfaces de programação de aplicativo) do MeeGo, uma referência de interface de usuário e aplicativos, incluindo uma barra de status, tela de bloqueio, carregador de aplicativo, teclado on-screen, discador de telefone, cliente de serviço de mensagens curtas (SMS), navegador, app de contatos e visualizador de fotos. Também inclui o MeeGo Core OS, com suporte para handsets baseados no Intel Atom e aparelhos Nokia N900.

O post do blog também possui links para fotos do software e um vídeo de um telefone rodando vários aplicativos. Os desenvolvedores do projeto esperam lançar a primeira versão final do MeeGo por volta de outubro.

A Nokia afirmou recentemente que o N8 seria o último telefone da série N a usar o sistema Symbian. Depois disso, os aparelhos da série vão rodar o MeeGo. Apesar de a Nokia ser a maior usuária do Symbian e pretender tornar o sistema em código aberto, o MeeGo estará em seus celulares mais avançados.

Quando os primeiros telefones MeeGo chegarem ao mercado, vão encarar uma competição acirrada com o iPhone e aparelhos Android (sistema do Google). Apesar de a Nokia ainda ser a maior produtora de telefones do mundo, enfrente forte concorrência na área de smartphones.

O novo sistema representa uma tentativa nova da empresa de recuperar uma parte desse mercado, embora seus primeiros telefones cheguem mais de três anos após o lançamento do primeiro iPhone.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail