Home > Notícias

Plataforma Steam ganha cara nova

O sistema de distribuição de games da Valve recebeu modificações no núcleo e em todas as telas da interface.

IDG News Service

25/02/2010 às 12h05

Foto:

A fabricante de jogos e distribuidora digital Valve apresentou uma versão totalmente nova do cliente de games para PC, chamado Steam. De acordo com a empresa, a nova versão inclui “grandes atualizações para o núcleo de funcionalidade da plataforma” e a interface foi retocada para “melhorar a experiência de comprar e jogar games”.

A nova versão ainda está em fase de testes, mas já pode ser acessada por qualquer pessoa que tenha uma conta no Steam. Para obter a atualização, você precisa ter o cliente instalado, ir em “Settings”, clicar em “Change” e escolher a opção “UI Update”

190116-steam-beta-1_original.jpg

Ao testar a novidade, a primeira coisa que percebemos foi que o menu inicial do Steam está diferente, com novos gráficos. Além disso, agora é possível escolher se o cliente rodará online ou offline no menu do topo. Ao clicar em “go offline”, uma mensagem é exibida para reiniciar no modo local. É bom ter esse recurso de volta na plataforma, já que uma opção para acessar os games sem internet é fundamental.

Voltar ao modo online também é muito simples. Clique no menu de opções e selecione “go online” para reiniciar o Steam.

 

190116-steam-beta-3_original.jpg

Os novos menus e opções de organização estão melhores e mais diferenciados. Além da barra de menu do topo com a fonte reduzida, o Steam agora tem quatro categorias em fonte grande para escolher: Store, Library, News e Community. A ideia continua a mesmo, mas a apresentação está mais limpa.

190116-steam-beta-2_original.jpg

gamesshutter_625.jpg

A página principal do Store agora mostra um espaço para publicidade rotatório, um game em destaque e um gráfico de atividade da comunidade, com a opção de rolar a tela para visualização de mais conteúdo. Os itens podem ser organizados por destaque, gênero, demo e vídeo. O campo de buscas ganhou destaque e é mais fácil de ser notado. Além disso, a lista de amigos foi movida para o canto inferior direito.

Já a tela Library agora inclui gráficos completos para cada jogo. O problema é que, para ver todos os jogos, é preciso rolar várias vezes a tela. Para contornar essa questão, há um menu drop-down para visualizar os jogos instalados, acessados recentemente ou favoritos. 

steam_library.png
 

A seção de notícias foi completamente remodelada e inclui canais dedicados para cada game, além de “artigos escritos pelos desenvolvedores ou editoras de cada game“ e até mesmo feeds de fontes consagradas.

Outras melhorias no sistema incluem melhorias em recursos como acompanhamento de conquistas, visualização em tabela de jogos, visualização de screenshots e vídeos, além de mais opções para localizar os amigos. Todas as mudanças podem ser lidas aqui.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail