Home > Notícias

PlayStation 3 vende menos e Sony fica atrás da concorrência

Preço alto e recessão podem explicar o porquê de o videogame de última geração vender menos que os rivais Wii e Xbox 360.

Redação do IDG Now!

29/12/2008 às 12h24

Foto:

A liderança que a Sony obteve no segmento de videogames no começo desta década, impulsionada pelo PlayStation 2, está longe de se repetir na atual geração de consoles. É o que revelam dados da empresa de pesquisas NPD, que indicam que as vendas do PlayStation 3 caíram 19% em novembro, em comparação com o mesmo período de 2007. Por outro lado, as vendas do Wii praticamente dobraram em relação ao ano anterior, enquanto as vendas do Xbox 360 subiram 8%.

E as chances de a Sony e o PS3 alcançarem a concorrência parecem cada vez mais remotas. Segundo analistas ouvidos pelo “Wall Street Journal”, a empresa não deve alcançar a meta de vender 10 milhões de unidades de seu videogame de última geração até março de 2009, quando termina o ano fiscal da companhia. Até setembro deste ano, o Wii liderava o mercado com 35 milhões de unidades vendidas, seguido pelo Xbox 360 (22 milhões) e o PS3 (17 milhões).

Uma das explicações é o preço do PS3, bem acima dos concorrentes. O modelo mais barato do videogame da Sony custa 400 dólares nos EUA, enquanto o Wii sai por 250 dólares e o Xbox 360, 200 dólares. Além disso, a recessão que atinge a economia norte-americana também é um fator que diminui o interesse por eletrônicos mais caros.

Por isso mesmo, muitos analistas foram surpreendidos pelo fato de a Sony não ter promovido uma redução nos preços do PS3 antes da temporada de Natal nos EUA. A estimativa dos analistas é que os consoles terão seus preços reduzidos somente depois de abril do próximo ano, no começo do ano fiscal da fabricante japonesa de produtos eletrônicos.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail