Home > Notícias

PlayStation 5 e Xbox Scarlett devem ter o mesmo processador da AMD

Chip tem codinome "AMD Gonzalo", e não seria voltado nem para mobile, desktop ou servidores. Novos consoles devem ser anunciados em 2019

Da Redação

23/01/2019 às 18h30

Foto: Shutterstock

Com PlayStation 4 e Xbox One se aproximando dos seus seis anos de vida (ambos foram lançados em 2013), muito se especula sobre como serão os sucessores dos aparelhos. Agora, de acordo com um novo rumor, tudo indica que as duas máquinas usarão o mesmo processador da AMD.

O chip tem codinome de AMD Gonzalo, e continuaria a parceria da Sony e Microsoft junto à AMD, que também faz parte da arquitetura do PS4, PS4 Pro, XONE e XONE X. A informação vem de Tum Apisak, um tailandês que ganhou fama nos últimos meses por checar dados de novos hardware. Acontece que o usuário descobriu que o processador Gonzalo não é voltado para mobile, desktop ou servidores. O padrão adotado pela AMD no código do produto também sugere de que o chip seria voltado exclusivamente para consoles da nona geração.

Se confirmado, o AMD Gonzalo virá com oito núcleos, frequência de 1,6 GHz com picos de 3,2 GHz, 20 MB de cache (4 MB de L2 + 16 MB de L3), soquete AM4 e GPU Navi 10 Lite de 1 GHz. Não foi especificado se o chip será construído na arquitetura Zen+ (12 nanômetros) ou Zen 2 (7 nanômetros).

Embora nenhuma informação tenha sido comentada, a expectativa é que os novos consoles, até então conhecidos como PlayStation 5 e Xbox Scarlett, tenham novidades durante a E3 2019, em junho.

Com informações do Tecnoblog

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail