Home > Notícias

Plugin da Google impede que o Facebook rastreie páginas visitadas

Os dois plugins lançados pelo Google para o navegador Chrome permitem bloquear o Facebook e reportar páginas ruins para a empresa.

Redação do IDGNOW!

22/10/2010 às 15h02

Foto:

A Google liberou dois plugins para os usuários do Chrome que prometem ajudar a manter a privacidade da navegação na web.

Facebook Disconnect (baixe aqui)

De acordo com o texto na página de download desse plugin, o Facebook mantém um histórico de páginas visitadas por seus membros, contanto que elas tenham o recurso chamado de "Facebook Connect". Esse recurso permite que informações inseridas nos campos interativos desses sites sejam compartilhados na sua conta do Facebook.

No entanto, há muito polêmica em relação ao uso dessas informações por parte do Facebook. Em bom e alto tom o texto sugere: Turn off the flow of your data to them!, ou seja "corte o fluxo de informações para eles (o Facebook)".

Uma vez instalado, os usuários do Chrome podem, ao entrar em uma página que esteja ligada ao Facebook via Connect, desabilitar o compartilhamento das informações sobre o histórico de navegação.

O Disconnect foi criado pelo engenheiro da Google Brian Kennish. No entanto, ele avisa que o recurso não é, de forma alguma, chancelado pela empresa e que ele é o único responsável pelo desenvolvimento do plugin.

Webspam Report

Webspam é, resumindo, qualquer tentativa de enganar o internauta com informações falsas ou scripts mal intencionados.

Cada vez que você acessa uma página que promete um conteúdo mas apresenta outro, ou, no caso de quem trabalha com projetos de otimização de sites (SEO), descobre o emprego de técnicas antiéticas, as possiblidade de se defender eram complicadas. Demandavam visita a outros sites do Google e o informe do problema e da URL em questão.

Com o plugin Webspam Report, para Chrome, esse processo ficou encurtado a um clique e à inserção de algumas informações.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail