Home > Notícias

Polícia desativa rede clandestina de TV a cabo em São Paulo

Rede cabeava 50 ruas da Zona Sul e atendia mais de mil pessoas; polícia prendeu em flagrante o proprietário e mais dois envolvidos.

Daniela Braun, editora executiva do IDG Now!

19/05/2009 às 18h54

Foto:

A Polícia Civil desativou nesta terça-feira (19/05) uma das maiores redes clandestinas de TV por assinatura do País, localizada na Zona Sul da cidade de São Paulo, e prendeu três pessoas em flagrante.

O cabeamento ilegal oferecido pela empresa AJMS Telecom chegava a 50 ruas dos bairros Jardim São Luis e Jardim Ibirapuera e atendia mais de mil pessoas, informou o Sindicato das Empresas de TV por Assinatura (Seta), que apoiou a operação.

Entre as pessoas detidas na operação do Serviço de Investigações Gerais (SIG) da Polícia Civil está o proprietário da AJMS Telecom, conhecido na região como "Baiano".

O valor de adesão ao serviço oferecido pela AJMS Telecom era de 170 reais, sendo que cada ponto era comercializado por 30 reais mensais. "Os interessados em adquirir assinaturas se dirigiam a um salão de beleza na região, onde funcionava a 'área de vendas' da suposta empresa. Já a infraestrutura estava localizada no segundo andar de uma padaria", disse a Seta, por meio de comunicado.

Após o flagrante realizado hoje, a polícia iniciou a perícia para que sejam identificados todos os prejudicados pela AJMS Telecom. De acordo com a entidade, a empresa se passava por uma operadora de TV a cabo, usando irregularmente de postes, energia elétrica e infraestrutura de outras companhias para amarração de cabos.

A fraude foi descoberta por meio de uma investigação liderada pelo delegado Dr. Paulo de Paula, da 6ª. Delegacia Seccional da cidade de São Paulo, que teve início quando a própria Polícia Civil recebeu uma propaganda do serviço oferecido pela AJMS.

Disque-gato

O Seta e a Associação Brasileira de TV por Assinatura (ABTA) também atuam com o objetivo de oferecer canais para denúncias. No início do ano, as duas associações firmaram parceria com o Fórum Nacional Contra a Pirataria e a Ilegalidade para a criação de um 0800 para denúncias de fraude em TV paga.

Quem quiser denunciar a existência de "gatos" pode ligar para o número 0800 771 3627. Segundo levantamento do Seta, existem cerca de 400 mil conexões ilegais de TV a cabo em todo o Brasil, ou o equivalente a 13% da base de assinantes.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail