Home > Notícias

Poluição sonora atrapalha quem usa celular, diz pesquisa da Motorola

Barulho já fez 92% dos paulistanos encerrarem conversa por celular na rua; excesso de ruídos exige que falem mais alto.

Redação do IDG Now!

20/11/2008 às 12h35

Foto:

A poluição sonora nas grandes cidades tem dificultado as comunicações via celular, especialmente em lugares públicos, indica estudo mundial da Motorola, realizado em 12 grandes capitais mundiais.

Segundo o estudo da fabricante de telefones móveis, 92% dos paulistanos já tiveram de encerrar uma conversa pelo celular por causa do barulho dos lugares públicos. Na avaliação de 93% dos paulistanos, o barulho aumentou muito nos últimos 10 anos.

De acordo com o levantamento, o barulho nas ruas atrapalhou 98% dos paulistanos entrevistados, que afirmaram que falam mais alto quando precisam conversar por celular em um local público. Para 35% dos moradores de SP, o transporte público é o local mais difícil para conversar via celular.

No total, foram ouvidas 7,5 mil pessoas entre 18 e 87 anos, em 12 cidades: São Paulo, Nova York, Londres, Paris, Roma, Berlim, Toronto, Pequim, Nova Délhi, Mumbai, Cidade do México e Bangcoc.

A poluição sonora foi apontada como problema por, pelo menos, mais de 70% dos entrevistados nas outras cidades. Em Bangcoc, 94% dos entrevistados tiveram que encerrar uma ligação por causa do barulho. Outras cidades barulhentas são a Cidade do México (93% desligaram o telefone por causa do barulho), Mumbai (92%), Nova Délhi (89%), Pequim (85%), Roma (79%), Berlim (77%), Nova York (73%) e Londres e Toronto (72%).

A Motorola acredita que sua tecnologia Crystal Talk, que melhora a qualidade das ligações recebidas e está disponível nos celulares mais recentes da empresa, consiga amenizar o problema da poluição sonora nas grandes cidades.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail