Home > Notícias

Popularidade de ultraportáteis aquece mercado de discos SSD

Procura por notebooks de baixo custo vem puxando um crescimento explosivo na demanda por discos baseados em memória flash, diz Samsung.

IDG News Service/Taiwan

27/08/2008 às 12h16

Foto:

A popularidade dos notebooks de baixo custo vem puxando um crescimento explosivo na demanda por discos em estado sólido (SSD, do inglês solid state drive), afirmou a Samsung ao anunciar três novos produtos na linha.

Os discos SSD são feitos a partir de chips de memória NAND e substituem os discos rígidos (HDs) com algumas vantagens, como maior velocidade, menor peso e tamanho e menor consumo de energia.

O mercado de SSDs vai crescer 57% anualmente até 2011, segundo a Samsung.

A companhia anunciou que vai começar a produzir três novos modelos de baixa capacidade - de 8GB, 16GB e 32GB. Os dispositivos de armazenamento serão, em média, 30% menores que um HD de 2,5 polegadas, normalmente usado em notebooks e mini-laptops.

Os novos SSD também serão mais rápidos que a geração anterior. Eles poderão ler dados a até 90 MB por segundo e a velocidade de gravação varia entre 25 MB por segundo e 70 MB por segundo, dependendo do modelo.

A geração anterior fazia leitura a até 57 MB por segundo e gravava a até 32 MB por segundo.

O mercado global de netbooks - como convencionou-se chamar os laptops ultraportáteis de baixo custo - deve movimentar mais de 8 milhões de unidades neste ano, chegando a 18,3 milhões em 2009, segundo a taiwanesa Market Intelligence Center (MIC).

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail