Home > Notícias

“Por engano”, hospital de Nova York vaza dados de pacientes na Internet

Segundo nota do próprio hospital, erro interno tornou acessíveis informações médicas de 6,8 mil pacientes

Redação do IDG Now!

28/09/2010 às 11h13

Foto:

O NewYork-Presbyterian Hospital assumiu hoje que dados médicos de 6,8 mil pacientes, incluindo o número do Social Security, puderam ser acessados a partir de mecanismos de buscas na internet após um erro interno, segundo o jornal New York Times. Myrna Manners, porta-voz do hospital, sustentou em declarações à imprensa a justificativa de "vazamento por engano", na tentativa de afastar qualquer prática criminosa.

A porta-voz assumiu que "trechos" de dados, como nome, idade, status cirúrgica, temperatura e pulso tornaram-se acessíveis aos motores de busca, mas alega que os diagnósticos não foram expostos. E garantiu não existirem evidências de que qualquer dos dados pessoais tenham sido utilizados indevidamente.

Segundo o New York Times, o erro foi encontrado no início de julho, depois que parentes de um paciente encontraram a informações sobre ele na internet e alertaram o hospital sobre isso. Os dados foram retirados do ar imediatamente, mas o problema só foi tornado público agora por causa da investigação do caso.

Em comunicado, a administração do hospital lamenta profundamente a violação e informa já ter entrado em contato com todas as pessoas afetadas por ela.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail