Home > Dicas

Por o notebook para hibernar melhora a autonomia da bateria

O modo de espera do Windows nem sempre funciona direito em laptops e pode corromper dados de programas que estejam abertos.

Rick Broida, da PC World/EUA

29/01/2010 às 16h16

hibernar_150.jpg
Foto:

hibernar_150.jpgSe existe um denominador comum que liga todos os usuários de notebook é o tempo de duração da carga da bateria, ou seja, a autonomia que o computador oferece quando desconectado de fonte de energia elétrica.

A indústria de informática, mais precisamente os fabricantes de processadores, trabalha para desenvolver componentes mais eficientes no uso da energia, com desempenho melhor e menor geração de calor. Com isso, as baterias que também evoluem em termos de oferecer mais carga passam a durar mais tempo.

Como nem tudo depende apenas dos componentes e poucos são aqueles com PCs portáteis equipados com tecnologia de última geração, qualquer coisa que se faça em nome de reduzir o consumo da carga da bateria é muito bem-vinda.

Os mecanismos de gerenciamento de energia do Windows em computadores portáteis ajudam, mas para muitos usuários, algumas coisas parecem confusas. 

Por exemplo, ao fechar a tampa do notebook quando você sai por alguns momentos, o notebook entra em estado de espera - várias funções entram um estado de suspensão que reduz significativamente o consumo da bateria. Porém, ao abrir a tampa do portátil, em vez de o equipamento exibir na telas as informações que estavam lá (ou a tela de segurança, caso o recurso esteja ativo) antes de ele ser fechado, o que se vê é uma tela preta.

Isso acontece porque a ação padrão na maioria dos laptops é colocar o sistema em modo Suspenso, também conhecido como ‘dormir’. Nesta situação, o sistema recebe energia suficiente apenas para abertos os programas e assegurar a integridade dos dados, fazendo com que o computador volte ao estado anterior quando for reaberto. 

Só que o Windows é notoriamente ruim para “acordar” corretamente.

Leia também:
>> Como ativar o recurso de economia de energia do Windows
>> Dez utilitários e serviços para testar a saúde do seu computador
>> Como economizar energia no dia-a-dia
>> Transforme o ícone hibernar do Vista no botão poweroff do computador

O equipamento não responde quando qualquer tecla é pressionada; em alguns modelos de laptops o equipamento "acorda" quando o botão liga/desliga é apertado. E, infelizmente, há casos em que nem isso funciona adequadamente, o que pode acarretar perda dos dados de aplicativos que estavam em execução quando o equipamento foi fechado.

A forma ideal de lidar com essa situação é trocar o modo de espera pelo modo de hibernação. Nesse caso, o sistema salva uma imagem de todos os programas abertos e desliga por completo o notebook. Quando for ligado novamente, o sistema retornará exatamente ao estado em que estava quando foi desligado, com todos os programas e trabalhos que estavam abertos.

O processo para entrar e sair do modo de hibernação é um pouco mais demorado do que o modo de espera e leva cerca de 20 segundos, talvez até um pouco mais dependendo da configuração do equipamento, espaço livre em disco e quantidade de aplicativos abertos.

Mas esse é um preço que vale a pena pagar. Além de assegurar a integridade dos dados, ao desligar o equipamento fisicamente, o modo Hibernar reduz a zero o consumo da bateria.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail