Home > Notícias

Por privacidade dos habitantes, Grécia proíbe Google Street View

A coleta será impedida até que o Google informe onde as imagens estão sendo feitas e garanta não fotografar alvos sensíveis.

Redação do IDG Now!

12/05/2009 às 18h15

Foto:

A agência Data Protection Authority (DPA) da Grécia proibiu que o Google começasse a registrar imagens das cidades gregas de Atenas, Thessaloniki e Trikala para o Google Street View.

A coleta de imagens pela empresa grega de mapas Kapou será impedida até que o Google esclareça totalmente questões como a área onde as fotos serão tiradas ou como o carro será identificado para que transeuntes saibam que se trata do veículo a serviço do Google Street View.

>> Fotos: os flagras mais estranhos do  Street View

A agência exige também que o Google dê garantias de que não fotografará localidades que "possam revelar dados sensíveis", além de definir um prazo com justificativa para armazenar as imagens originais antes do tratamento que borrará rostos e placas de carros.

O armazenamento das imagens também terá que ser auditado por empresas independentes, responsáveis por assegurar que as medidas de segurança para proteger a identidade dos gregos fotografados estão sendo executadas, diz o anúncio divulgado no site da DPA.

É a segunda vez, em 2009, que o Google enfrenta problemas com o Google Street View na Europa. No final de março, britânicos pressionaram o buscador para que o serviço no país, disponível para 25 cidades, tivesse algumas imagens consideradas ofensivas removidas.

Pouco menos de um mês após as primeiras pressões, a tensão se resolveu com o serviço afirmando que retirará a imagem de qualquer usuário que possa se sentir invadido.

pcw_logo_twitter_73.jpg
> Siga PC WORLD no Twitter em http://twitter.com/pcworldbrasil

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail