Home > Dicas

Por que as portas USB do meu portátil às vezes não funcionam?

A causa mais provável para este problema é uma conexão errada entre a porta em questão e a motherboard do sistema.

Flávio Xandó, especial para PC World

25/07/2008 às 17h26

usb_simbolo_150.jpg
Foto:

usb_simbolo_150Dúvida do leitor Ronaldo Pacheco, recebida por e-mail
“Meu computador tem duas entradas USB na frente do gabinete, mas elas não funcionam. Quando eu ligo um pendrive nelas, a informação do Windows é de que algo desconhecido foi conectado. Um tempo de espera se passa e aparece uma mensagem dizendo que os dispositivos estão prontos para usar. Depois de alguns segundos, aparece outra mensagem dizendo que os dispositivos são desconhecidos e não poderão ser usados. Abri a torre e percebi que elas estão conectadas à placa-mãe. O que posso fazer?”

PC World: Você agiu certo ao abrir o gabinete e verificar as conexões com a motherboard. Se esses mesmos dispositivos funcionam quando plugados nas entradas USB da parte traseira da placa-mãe (mas não nas que estão localizadas na frente do equipamento), elas podem estar conectadas internamente de forma errada.

Cada conector USB tem quatro fios, que devem ser montados de acordo com a especificação da motherboard. Dois deles levam energia para o conector e outros dois fazem a transmissão de dados.

Se algum destes fios estiver trocado (eles são fios independentes e não um conector quádruplo) o comportamento pode ser estranho, como o relatado por você.

Se você não tem o manual da placa para checar isto, a única forma é apelar para a assistência técnica do fabricante ou para quem montou o PC.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail