Home > Dicas

Por que meu PC não mostra toda a memória que está instalada nele?

Não basta colocar mais RAM no computador; é preciso que o sistema operacional esteja preparado para recebê-la também.

Flávio Xandó, especial para PC World

28/05/2008 às 15h20

duvida_leitor_150.jpg
Foto:

duvida_leitor_150Dúvida enviada por Renato Watanabe de Morais, por email
“No meu computador, tenho dois pentes de memória RAM, com 2 gigabytes cada um. Mas o PC reconhece apenas 3GB instalados. Já ouvi dizer que o computador acaba mesmo “pegando” parte da memória para o seu funcionamento. Mas 1GB não é muito? O que pode estar acontecendo? Como eu faço para liberar esse 1 GB?”

PC World: Com as memórias mais acessíveis, vários donos de PC estão passando por essa situação. Sistemas operacionais de 32 bits têm uma limitação técnica: são capazes de endereçar – ou seja, de reconhecer até 4 GB de memória, no máximo.

Porém, o último gigabyte é reservado para mapeamento de BIOS do equipamento, placa de vídeo, etc., razão pela qual alguns PCs de 32-bits acessam, no máximo, de 3GB a 3,4 GB de RAM de um total de 4GB instalados.

Para liberar essa memória “perdida”, somente usando um sistema operacional de 64 bits, como o XP 64, Vista 64, Linux 64, etc. Em resumo, não bata a máquina ter processador de 64 bits; é preciso que o sistema operacional também esteja preparado para trabalhar com tal tecnologia.

Nos PCs atuais que dispõem de quatro slots de memória DDR/DDR2, pode-se utilizar até 8GB de RAM plenos, com 4 pentes de 2 GB, desde que se utilize um sistema operacional de 64 bits também.

duvida_leitor_40

> Para conhecer as respostas fornecidas a outras dúvidas de leitores, clique aqui.

e_mail_40

> Caso tenha uma dúvida, envie um e-mail para a equipe da PC World.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail