Por que nem sempre vemos o que, de fato, enxergamos?

Leve o tempo que precisar, cérebro

Foto: Shutterstock
https://pcworld.com.br/por-que-nem-sempre-vemos-o-que-de-fato-enxergamos/
Clique para copiar

Pesquisadores da Universidade de Georgetown descobriram o que acontece quando o cérebro humano recebe mais informações do que pode processar. Chamado de “falha no processamento visual”, o problema acontece quando os neurônios que já estão processando uma imagem são encarregados, de supetão, a processar outra e, como resultado, não conseguem processar nenhuma das duas – mesmo que o cérebro seja capaz de processar até 70 imagens por segundo.

“Nosso estudo mostra uma limitação específica do sistema visual e explica por que nossa consciência não pode acompanhar. Quando alguém lhe diz que não viu algo que ocorreu em uma situação caótica, talvez tenha visto, mas não saiba que viu”, afirmou Maximilian Riesenhuber, professor de neurociência no Centro Médico da Universidade de Georgetown.

Para a pesquisa, participantes foram expostos a imagens de cenas banais que mudavam de 12 em 12 segundos. Ao final da exibição, eram questionados sobre quantas das imagens mostravam animais e quais eram os tais animais. Nesse momento, os estudiosos descobriram que a falha ocorre quando a parte de trás do cérebro é estimulada novamente com uma segunda imagem antes que o feedforward (resposta que antecipa um efeito) e o feedback (retroalimentação, o retorno sobre o processo) da primeira imagem sejam concluídos.

“Além de introduzir uma teoria que explica a razão subjacente da falta de consciência, nosso estudo também mostra como evitar que o sinal neuronal ‘falhe’”, contou Jacob G. Martin, o principal autor do estudo e PhD em Cérebro e Cognição. “Quando reduzimos experimentalmente a interferência entre as partes de feedforward e feedback dos dois estímulos, observamos um desempenho aprimorado de detecção e categorização”.

De acordo com os pesquisadores, os resultados do estudo são úteis, também, para mais explicações sobre como funcionam a consciência, a aprendizagem e a atenção.

Fonte: Science Daily

tags

Relacionadas

Cientistas descobrem que Via Láctea está sugando mais gás do que deveria

Telescópio Hubble ajudou na constatação do fato

Cientistas brasileiros criam terapia que pode revolucionar tratamento de câncer

Paciente com câncer terminal teve alta após tratamento que usou células do próprio corpo

Três cientistas ganham Nobel de Física por avanços nos estudos do Universo

Conheça os vencedores

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site