Home > Notícias

Por US$29: Microsoft mantém fé nos feature phones com o novo Nokia 215

Apresentado nesta semana, celular básico da Microsoft é voltado para mercados emergentes. Lançamento acontece ainda neste trimestre.

Da Redação

05/01/2015 às 11h54

nokia215_520.jpg
Foto:

Lançar um celular básico no início de 2015 pode parecer algo estranho, mas a Microsoft está convencida de que ainda existe mercado para o Nokia 215 como um segundo telefone e em partes do mundo em que a eletricidade é escassa e os orçamentos são baixos.

A Microsoft chama o Nokia 215 do seu “celular de entrada pronto para Internet” mais acessível, com integração com o Facebook e o Twitter. A tela mede 2,4 polegadas e a câmera tem 0,3 MP de resolução.

Quanto ao software, o aparelho roda o sistema Series 30+ e possui o buscador Bing e o navegador Opera Min, que redireciona o tráfego para o browser por meio dos seus próprios servidores, para diminuir a quantidade de dados enviados para o celular. Isso é algo necessário em um aparelho como o Nokia 215, que tem velocidade máxima de download de 236,8kbps usando Edge.

Além do preço de 29 dólares, a duração de bateria de 29 dias é outro grande atrativo. Para quem vive em partes do mundo em que a energia não está sempre disponível, essa é uma consideração importante.

A razão para a Microsoft continuar nesse segmento de mercado é bastante direta: os custos de desenvolvimento – incluindo componentes e licenciamento de patentes – são altos demais para os smartphones competirem na parte de baixo do mercado, segundo o analista da consultoria Strategy Analytics, Neil Mawston. 

As vendas globais de celulares aumentaram para 459,5 milhões de unidades no terceiro trimestre de 2014, incluindo cerca de 140 milhões de aparelhos básicos (também chamados de feature phones).

Ao contrário do que fez nos smartphones, a Microsoft decidiu manter a marca Nokia nos seus celulares mais baratos. A marca é mais conhecida em partes do mundo em que os feature phones ainda são relevantes.

Disponível em versões para um ou dois SIM cards, o Nokia 215 chegará primeiro a regiões do mundo como Oriente Médio, África, Ásia e Europa, ainda neste primeiro trimestre de 2015.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail