Home > Notícias

Portabilidade: Mais de 3 milhões de usuários mudaram de operadora

Dados da Associação Brasileira de Recursos em Telecomunicações indicam dezembro de 2009 como o mês com mais solicitações.

Redação do IDG Now!

12/01/2010 às 9h50

Foto:

Até o domingo (10/1), foram feitos no Brasil 4,2 milhões de pedidos para troca de operadora de serviço de telecomuicações preservando o número de telefone. Deste total, 3,2 milhões de solicitações foram efetivadas, segundo dados divulgados na segunda-feira (11/1) pela Associação Brasileira de Recursos em Telecomunicações (ABR Telecom).

O movimento se deve ao direito dos usuários à portabilidade numérica de seus telefones, medida instituída em  1/9/2008.

Segundo a ABR Telecom, dezembro foi o mês com o maior número de pedidos de troca de prestadora de telefonia fixa e móvel, com mais de 465 mil solicitações; 387 mil trocas foram efetivadas.

Os celulares - que representam a maioria dos telefones em operação no Brasil, com 170 milhões de aparelhos móveis em um universo de 210,8 milhões de acessos - foram os maiores responsáveis pelos pedidos de portabilidade.

No geral, os aparelhos móveis corresponderam a 2,8 milhões (66%) dos 4,2 milhões de pedidos de mudança de operadora. Do total de solicitações para celulares, foram concretizadas 2,2 milhões.

 

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail