Home > Notícias

Portabilidade numérica começa valer em sete Estados brasileiros

Nesta segunda-feira (01/09), brasileiros começam a usufruir do benefício de trocar de operadora mantendo o número fixo ou móvel.

Redação do IDG Now!

29/08/2008 às 18h03

Foto:

A portabilidade numérica, que permite a mudança de prestadora de serviço sem alterar seu número telefônico - fixo ou móvel - começa a ser implantada nesta segunda-feira (01/09), nos seguintes Estados: São Paulo (códigos 14 e 17), Espírito Santo (27), Minas Gerais (37), Paraná (43), Goiás (62), Mato Grosso do Sul (67) e Piauí (86), que totalizam 17,5 milhões de assinantes (10% dos acessos em serviço no Brasil).

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) divulgou na última sexta-feira que a taxa para trocar de operadora será de 4 reais, mas as operadoras Oi, Telefônica, Claro, Vivo e Sercomtel já informaram que não cobrarão a taxa de portabilidade para receber usuários de outras operadoras.

Leia também:

> Tire suas dúvidas sobre portabilidade

> Troca custará 4 reais

> Operadoras: migração grátis

De acordo com as regras da Anatel, a operadora tem até cinco dias úteis para atender o pedido de portabilidade - que deve ser feito à prestadora para a qual o usuário pretende migrar. Durante o processo de transferência, o usuário não pode ficar mais de duas horas sem serviço.

Segundo o cronograma da Anatel, grandes cidades, como Rio de Janeiro e São Paulo, somente receberão a portabilidade em fevereiro do próximo ano. Até 1 º de março de 2009, a portabilidade estará implementada em todo o País.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail