Home > Notícias

Portáteis de baixo custo aquecem vendas de PCs no mundo

Mercado mundial de PCs cresceu 15% no terceiro trimestre de 2008, impulsionado pelas vendas de portáteis de baixo custo.

IDG News Service/Inglaterra

15/10/2008 às 8h16

Foto:

O mercado de computadores pessoais cresceu no terceiro trimestre de 2008 principalmente em razão dos mininotebooks, segundo dados do Gartner.

Os fabricantes de PC venderam 80,6 milhões de unidades no terceiro trimestre de 2008, 15% a mais que o mesmo período do ano passado, disse o Gartner, citando dados preliminares.

A HP é a líder mundial em vendas, mas a Acer, que focou em notebooks menores e mais baratos, ultrapassou a HP na Europa, Oriente Médio e África.

No mercado norte-americano, a Apple, que renovou sua linha de notebooks MacBook, é a terceira colocada. A participação de mercado da empresa saltou de 7,7% para 9,5% neste trimestre.

Os mininotebooks, com preços inferiores a 500 dólares, representaram 5% das vendas nos Estados Unidos, segundo o Gartner, quase 2% a mais que o mesmo período do ano passado.

O instituto de pesquisa, no entanto, afirma que é cedo para saber se os mininotebooks vão roubar mercado dos notebooks de baixo custo  nos Estados Unidos.

A crise econômica parece estar afetando os negócios nos Estados Unidos. O mercado norte-americano cresceu 4,6%, com vendas de 17,3 milhões de unidades.

A região que mais cresceu foi o Oriente Médio e África, expansão de 25,9%. Ela é seguida pela Ásia/Pacífico (13,3%), América Latina (13,2%) e Japão (9,2%).

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail