Home > Notícias

Portáteis fazem previsão do mercado de PC aumentar em 15,2% este ano

Com o aumento na procura por notebooks e forte demanda nos países emergentes, IDC prevê vendas globais de 310 milhões de PCs.

IDG News Service/Taiwan

12/06/2008 às 9h55

Foto:

A forte demanda em países em desenvolvimento e a alta procura por computadores portáteis levou a IDC a rever suas projeções para o mercado global de PCs.

A consultoria agora prevê um crescimento de 15,2% nas vendas globais de computadores neste ano, contra uma previa inicial de 12,8% de crescimento. Com a atualização, a projeção é de um total de 310 milhões de unidades vendidas em 2008.

As vendas de computadores portáteis vão aumentar 34,5% neste ano, para 145,3 milhões de unidades, disse a IDC, enquanto as vendas de desktops e servidores x86 servidores crescerão apenas 2,2%, para 164,7 milhões de unidades.

A revisão nas projeções indica que a indústria de TI continua forte apesar das turbulências econômicas motivadas pelo preço do petróleo e pelos problemas com o crédito imobiliário e com o aumento da inflação nos Estados Unidos.

Os preços dos computadores não devem registrar um aumento muito grande em relação ao ano passado, mesmo com a troca de desktops por notebooks – que são mais caros. Apesar do crescimento de 15,2% em volume, a receita gerada pelo segmento deve aumentar somente 9,6%, totalizando 286 bilhões de dólares.

A IDC destacou ainda que os laptops de baixo custo – como o Eee PC, da Asustek; o XO, da OLPC; e o Classmate PC, da Intel – estão impulsionando as vendas de portáteis.

As vendas de PCs devem crescer à média anual de dois dígitos até 2010, e devem cair para um dígito ao ano até 2012, segundo a IDC. A receita total do mercado deve crescer entre 5% e 6% ao ano, até atingir 354 bilhões de dólares em 2012.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail