Home > Notícias

Possíveis falhas de segurança no Android 4.0 são apontadas por especialistas

A empresa de segurança Good Technology aponta quatro problemas no sistema que podem causar vazamento de informações

PC World (US)

21/11/2011 às 14h47

Foto:

O Android 4.0 Ice Cream Sandwich chega junto com smartphone Galaxy Nexus ao mercado. Algumas análises dizem que o sistema é um divisor de águas no mundo móvel, com uma série de recursos incríveis. Mas alguns deles vêm com problemas de segurança.

De acordo com a Good Technology, provedora multiplataforma de ferramentas de segurança e gerenciamento móvel, o Android 4.0 traz algumas brechas de segurança que usuários e profissionais de TI precisam saber. Nenhuma delas é grave o suficiente para que você evite o sistema, mas você deve ao menos saber quais são os riscos.

Criptografia on-device
O suporte para criptografia do aparelho é uma coisa boa, mas também traz uma variável que pode torná-la mais forte em um dispositivo Android do que em outro. A força da criptografia depende da combinação do algoritmo usado, quão bem são protegidas as chaves de codificação, e da complexidade da senha para desbloqueá-lo. Se algum desses fatores tem problemas, torna-se o calcanhar de Aquiles no sistema.

Copiar e colar e-mails
A capacidade de copiar e colar de e-mail pode levar à perda de dados. Os administradores de TI em particular, devem estar cientes de que é possível levar o conteúdo de e-mails ou dados de arquivos anexos e abri-los em aplicativos de terceiros que podem não fornecer o mesmo nível de segurança.

Reconhecimento Facial
Desbloquear smartphones com reconhecimento facial é interessante. O Android pode ser um dos primeiros a implementá-lo, mas não é o único OS considerando o reconhecimento facial como meio de autenticação. É impressionante seu celular ou tablet apenas reconhecê-lo, sem ter de lembrar ou digitar senhas ou PINs. No entanto, se você pode desbloquear o dispositivo com o rosto, outra pessoa também conseguirá. Uma boa foto sua pode ser tudo o que alguém precisa para ativar o reconhecimento facial e acessar o dispositivo Android.

Android Beam
Os usuários devem gostar da função que permite a transferência sem fio de dados e contatos de um dispositivo Android para o outro. Mas, se essas infos não estiverem criptografadas, há chances de que informações a sejam expostas ou interceptadas no percurso.

Capturas de tela
A capacidade de capturar imagens da tela é uma função crucial em um smartphone ou tablet. Ele ajuda a armazenar informações importantes, e a solucionar problemas. Os administradores de TI podem não gostar muito do recurso, já que a captura de tela pode ser usada para armazenar ou compartilhar dados confidenciais.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail