Home > Dicas

Posso usar antenas para ampliar o poder de cobertura de minha rede?

A área coberta pelo sinal da rede é definida pela combinação da tecnologia usada e pela potência entregue pelo AP às antenas.

Por Flávio Xandó, especial para PC World

18/02/2008 às 16h50

antena_wifi_150.jpg
Foto:

antena_wifi_150
Dúvida do leitor Relivaldo, recebida por e-mail.

“Tenho uma antena mm-24150 Aquarios omnidirecional de 15 dbi e queria saber se posso conectar a ela dois pontos de acesso APwr-254. Além disso, qual o alcance máximo que posso obter para ter clientes usando essa rede?”


PC World: Este modelo de antena é, de fato, muito boa, principalmente ao se levar em conta que um Access Point (AP) comum possui uma antena de apenas 2 dbi, ou seja, bem menos potente.

Entretanto, para ampliar o alcance é necessário que as duas pontas – AP e o ponto de recepção – utilizem antenas com as mesmas características. Por essa razão, elas costumam ser utilizadas para ligar um AP a outro – como bridge ou repetidor.

Ocorre que apesar de toda essa potência ainda assim não dá para alcançar grandes distâncias. O novo padrão de comunicação sem fio WiMax, que está em de homologação e testes, alcançara entre 30 quilômetros e 70 km.

Um par de antenas de 15 dbi com visada – ou seja, a partir do ponto em que uma delas está instalada é possível enxergar a outra – podem ser instalada a uma distância máxima de 300 metros a 400 m.

Essa limitação se dá por conta da potência entregue pelo AP às antenas, em geral cerca de 30 miliwatts (mW). Entretanto, há relatos de experimentos com APs modificados que ampliam a potência do par de antenas para 500 mW ou até mais. Nesses casos, o alcance é muito ampliado – para até cinco quilômetros.

Tais modificações, porém, deixam os equipamentos fora das especificações internacionais que regulamentam as comunicações por ondas de rádio.
da telecomunicações.

Leia também:
> Eu preciso de um Access Point ou de um roteador?
> Qual a altura ideal para instalar um AP?
> Clique aqui para conhecer outras dúvidas de leitores

e_mail_70
Tem uma dúvida? Então envie uma mensagem para a equipe da PC World
.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail