Home > Notícias

Postbox: nova ferramenta de e-mail foi feita por criadores do Firefox

Aplicativo de e-mail, em beta público para Mac e Windows, lista automaticamente todo o conteúdo da sua caixa de entrada, incluindo anexos e fotos.

Computerworld/EUA

10/02/2009 às 16h09

Foto:

Vários ex-criadores do Mozilla lançaram, na segunda-feira (09/02), um beta público do Postbox, um novo cliente de e-mail baseado no Firefox e Thunderbird que lista automaticamente todo o conteúdo, inclusive anexos e fotos.

O Postbox é construído sobre o mecanismo de navegação do Gecko e baseado no Thunderbird, software de e-mails do Mozilla, de acordo Scott MacGregor, um dos co-fundadores da Postbox Inc.

Disponível em versões para Windows XP e Vista, assim como para Mac OS X 10.4 e 10.5, o Postbox é, no fundo, um cliente de e-mail com funções adicionais, segundo MacGregor. “É direcionado para dar o poder de fazer mais coisas com o seu e-mail no seu desktop”, disse ele. Entre essas funções, MacGregor comentou sobre a indexação e busca integrada, bem como o “Compose Sidebar”.

Por mais que a ferramenta de busca do Postbox lembre um pouco o Desktop Search, a ferramenta de busca da Microsoft que vem no Windows Vista e está disponível como download opcional para o XP, MacGregor comenta que seu aplicativo mostra resultados “alinhado com o dado que você está usando. Você vê os resultados diretamente dentro do seu cliente de e-mail”.

No outro lado, o Desktop Search mostra resultados em uma lista do desktop do Windows, ou dentro do Windows Explorer.

“A barra lateral permite que você arraste o conteúdo diretamente para as mensagens” acrescentou MacGregor, se referindo ao Compose Sidebar.  Disponível ao lado do painel de criação de mensagem, a barra lateral mostra anexos, fotos e links encontrados pela busca; esses itens podem ser acrescentados a uma nova mensagem arrastando e soltando.

“Nós também demos a habilidade de localizar anexos e depois de encontrar aquele que você estava procurando, re-anexar em outra mensagem ou onde você quiser”, disse MacGregor. O Postbox provê “conectores” para compartilhar conteúdo por e-mail com uma infinidade de serviços de internet, como Facebook e Twitter.

Mesmo que o programa seja baseado nos códigos open source do Mozilla, Mac Gregor não estava querendo dizer que o Postbox em si seja open source. “É muito cedo para dizer,” ele disse, acrescentando que a empresa auto-financiada ainda tenta escolher um modelo de negócios. “Nós estamos usando esse beta para ajudar a decidir isso”, disse MacGregor.
 
Outros ex-criadores do Mozilla também participam do projeto do Postbox, incluindo o co-fundador Sherman Dickman, que era diretor de gerência de produtos da Mozilla Corp., e Seth Spitzer, um engenheiro de softwares que trabalhou no Firefox.

A versão beta pública, que posse ser baixada de graça no site do Postbox, vai virar uma versão 1.0, provavelmente no primeiro semestre de 2009. Uma versão para Linux está em desenvolvimento.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail