Home > Notícias

Poucos tiveram acesso à atualização do SDK da plataforma Android

Update restrito a 50 desenvolvedores é enviado por engano a toda a comunidade, que ameaça migrar para iPhone após 'traição'.

IDG News Service/ EUA

17/07/2008 às 10h43

Foto:

O Google está restringindo as atualizações do SDK (software development kit) da plataforma para celulares Android apenas aos 50 finalistas do concurso Android Developer Challenge, do Google.

A informação escapou acidentalmente quando o advogado do Android, David MacLaughlin, enviou uma nota sobre o update no fórum da comunidade de desenvolvedores da plataforma e, em seguida, se desculpou, pois a atualização não era para todos.

> Fotos: O Android em funcionamento
> Android é apenas press release, diz Ballmer


“Ah, agora faz sentido. Eles estão lançando atualizações privadas enquanto todos nós sofremos com os bugs do SDK”, comentou um usuário no fórum.

A comunidade não gostou de saber que é excluída de atualizações, é claro. “Definitivamente me sinto traído”, escreveu outro desenvolvedor.

O episódio pode significar que alguns usuários migrarão para outras plataformas nas quais possam criar e receber atualizações. “Pessoalmente, vou começar a desenvolver para o iPhone”, ponderou mais um desenvolvedor, em comentário à nota.
++++
O incidente ocorre poucas semanas após um programador começar a circular uma petição online que pede atualizações do kit de desenvolvimento.

A última versão do SDK está “sendo testada com a ajuda dos desenvolvedores. A atualização será lançada a todos nas próximas semanas”, afirmou o Google por e-mail.

Um desenvolvedor inclusive apontou, em um post, que os finalistas do concurso tiveram que assinar um acordo de confidencialidade para receber as atualizações do SDK. O Google não confirmou se este documento existe.

Segundo o Wall Street Journal, o Google atrasará os aparelhos com Android, que deveriam ser lançados até o fim do ano.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail