Home > Notícias

Praga Conflicker pode contaminar mais de 300 milhões de PCs

Até o momento, vírus já contaminou mais de 15 milhões de computadores, segundo a empresa de segurança digital F-Secure.

Redação do Network World/EUA

26/01/2009 às 9h03

Foto:

A praga virtual Conflicker (também conhecida como Downadup) tem o potencial para contaminar 30% dos computadores equipados com o sistema operacional Windows, número que varia entre 300 milhões e 350 milhões de PCs, disse Don Jackson, diretor de inteligência da SecureWorks, empresa especializada em segurança digital.

Em entrevista ao "The Independent", do Reino Unido, o gerente da F-Secure Tom Gaffney afirmou que o vírus já contaminou mais de 15 milhões de computadores até o momento.

Segundo Jackson, da SecureWorks, a praga surgiu na Ucrânia e sua segunda variante é a que tem se espalhado rapidamente. Ele explicou que o vírus não destrói arquivos da máquina infectada, mas impede que o usuário atualize o antivírus e consiga remover o Conflicker. Para Jackson, os criadores do Conflicker vão oferecer um programa “especial”, capaz de remover a praga do computador. “Basicamente, é extorsão”, afirmou o especialista.

O vírus se espalha tanto via redes como via pen drives e outros drives USB, graças à função “AutoRun” do Windows. A Microsoft divulgou uma correção que impede que o Conflicker se espalhe pela rede, mas um pen drive contaminado pode contaminar o computador, mesmo que ele esteja atualizado contra a praga. Para evitar isso, recomenda-se que os usuários desativem o recurso “AutoRun” pelas próximas semanas.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail