Home > Notícias

Praga virtual diz que Barack Obama não assumirá presidência dos EUA

Hackers criam sites falsos para espalhar boato de que Obama recusou ‘responsabilidade’ e ‘não quer mais ser presidente'.

Redação do Computerworld / EUA

19/01/2009 às 9h46

Foto:

Os hackers estão espalhando o boato de que o presidente eleito dos EUA, Barack Obama, vai se recusar a tomar posse do cargo e, com isso, aproveitam para espalhar um malware, disseram pesquisadores.

De acordo com várias empresas de segurança digital, como a F-Secure, MX Logic e Trend Micro, os e-mails enviados por hackers levam os internautas mais desavisados a sites com variantes do worm “Waledec”.

Segundo Sam Masiello, vice-presidente de segurança de informação da MX Logic, os golpes começam com e-mails com as seguintes mensagens: “Sabe da última sobre nosso presidente eleito?”, “Barack Obama abandonou a barca furada” e “Obama não quer mais ser presidente”.

Os links nos e-mails levam para sites falsos, que copiam o mesmo visual do site oficial da campanha de Obama. Uma das matérias principais do site diz que Obama recusou ser presidente alegando que não está pronto para assumir tamanha responsabilidade.

Ao clicar no link, porém, o usuário tem que fazer o download de um arquivo executável - que, na verdade, é uma variante do malware Waledec, disse a F-Secure.

De acordo com Joe Stewart, pesquisador da SecureWorks, o Waledec, aparentemente, foi criado pelo mesmo grupo que desenvolveu o malware Storm, que fez um bom estrago no fim de dezembro de 2007.

O presidente eleito Barack Obam deve tomar posse nesta terça-feira, em Washington. A transmissão da posse, segundo alguns analistas, pode congestionar a internet.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail