Home > Dicas

Pragas virtuais podem se hospedar no Mac para atacar Windows

Saiba como se prevenir contra vírus e outros malwares que infectam computadores compartilhados em rede

Macworld/EUA

09/04/2010 às 12h16

Foto:

Em situações comuns, sob o controle de usuários cuidadosos, um Mac praticamente não corre riscos de segurança. Compartilhado em rede com computadores com Windows, porém, ele pode se transformar em um disseminador de ameaças, principalmente com o uso sem cuidados. E é cada vez mais comum encontrar redes com os dois tipos de computadores. Mas esse problema tipo de problema pode ser controlado com algumas providências.

Veja também:

> Como proteger seu Mac

> Nova versão do iPhone OS vaza na Internet

> Executivo da Adobe xinga a Apple em blog

 

Mac ataca PC?

São raros os vírus que conseguem infectar um Mac. No entanto, o sistema da Apple pode se tornar uma ponte para que a praga virtual alcance outro computador com Windows instalado. Isso não significa que o Mac está infectado e será usado para atacar um PC. O computador da Apple estará apenas com o vírus hospedado – que poderá infectar um PC conectado à rede.

O vírus hospedado no Mac pode atingir um PC de três maneiras:

  • O Mac acessa e compartilha o arquivo infectado, via e-mail, mensagem instantânea, armazenamento (pendrive, por exemplo), ou outro mecanismo semelhante.
  • O Windows deve estar vulnerável a malwares, sem ferramentas de proteção.
  • O arquivo escapa dos filtros de segurança da rede. Normalmente isso acontece em redes corporativas, que deveriam ter ferramentas para filtrar o tráfego de Internet e verificar servidores de arquivos em busca de vírus.

Por esses três motivos, infecções de Macs para PCs são comuns. Mesmo assim, existem dicas para ficar prevenido contra futuros ataques.

Em primeiro lugar, certifique-se que o sistema Windows esteja protegido com softwares como antivírus, antimalware, firewall...

Depois, se você estiver em um Mac, procure usar e-mails com filtros de segurança. Esses serviços costumam ser atualizados com frequência para protegê-lo. 

147103-share-windows-security_original.jpg

Vários produtos de segurança, como o VirusBarrier, da Intego, varrem o Mac contra pragas virtuais de PCs

Em seguida, existem alguns antivírus para Mac de empresas como Intego, Kaspersky, Sophos, Symantec e Trend Micro. Todos eles fazem a varredura de malwares para Windows. Seja qual for o programa utilizado, configure-o para verificar o e-mail, download de arquivo, arquivos armazenados em dispositivos externos e compartilhados.

Virtualização
Um Mac com o programa de virtualização para executar Windows se torna tão vulnerável quanto qualquer PC. Ambos os softwares VMware Fusion e Parallels Desktop para Mac permitem compartilhar o sistema de arquivos, a rede e a área de trabalho. Dessa forma, se sua máquina virtual for um Windows instalado num Mac, os dados armazenados podem ser capturados por uma praga virtual desenvolvida para o sistema da Microsoft.

A medida de segurança que deve ser tomada é a mesma para qualquer PC com Windows: instalar softwares antivírus e malwares para impedir que as pragas virtuais ataquem o computador.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail