Home > Notícias

Preço de memórias RAM mantém tendência de alta em agosto, diz Gartner

Consultoria diz que memórias de terceira geração (DDR3) registraram valor 18,9% maior no período; DDR2 ficou 13,7% mais cara.

IDG News Service

31/08/2009 às 10h29

Foto:

Os preços de memórias DRAM (do inglês Dynamic Random Access Memory) continuaram a crescer em agosto e já dão lucro aos fabricantes após o período de baixa que começou no início de 2009, afirma a consultoria Gartner.

Os valores de contrato para uma memória DDR3 (terceira geração) com capacidade de 1 gigabyte (GB) cresceram 18,9% em agosto, para 1,58 dólar por unidade. Já a segunda geração de memórias (DDR2) viu seus valores aumentarem um pouco menos, 13,7%, para 1,45 dólar por unidade.

Os dados são do estudo semanal Semiconductor DQ Monday Report, e apontam que o bom resultado (para a indústria de componentes) chega na época mais importante do ano para os fabricantes de PCs - já que em muitos países do hemisfério norte é o período de retorno às aulas, que pode estimular a venda de notebooks.

Este ano, o lançamento do sistema operacional Windows 7, da Microsoft, pode aumentar a demanda de componentes, já que os varejistas precisam ter equipamentos completos e prontos para o dia 22 de outubro, quando o novo software chega às lojas.

Segundo o Gartner, os preços das memórias DDR3 subiram tão rápido que muitos varejistas passaram a usar a DDR2, o que aumentou também o seu valor.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail