Home > Notícias

Preço médio de telefones celulares aumenta 11% no mercado brasileiro

Estudo da empresa alemã de pesquisas GFK aponta que, de abril a julho deste ano, valor subiu de 162 dólares para 180 dólares no Brasil.

Clayton Melo, do IDG Now!

08/10/2009 às 16h44

Foto:

O preço médio dos celulares no mercado brasileiro aumentou, segundo estudo da empresa alemã de pesquisas GFK, apresentado hoje em São Paulo. O levantamento aponta que, em abril deste ano, o valor médio de comercialização de um aparelho de telefonia móvel era de 162 dólares, passando a 180 dólares em julho, um aumento de 11%.

O movimento do mercado brasileiro é o inverso do verificado na Argentina, por exemplo. No país vizinho, um celular era vendido a 113 dólares em abril, valor que caiu para 107 dólares em julho, uma queda de 5%. No Chile não houve variação.

O mercado brasileiro também assistiu no período analisado pela pesquisa ao crescimento da participação dos smartphones, diferentemente do que ocorre com os celulares convencionais.

Conforme o estudo da GFK, os celulares inteligentes, modo como são chamados os aparelhos com recursos multimídia e acesso à internet, representavam em julho deste ano - em valor - 7% do mercado de celulares, superior aos 2% do mesmo período do ano passado. As vendas dos celulares tradicionais representavam 90% em julho de 2008, ante 83% de julho de 2009.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail