Home > Notícias

Preço mundial da banda larga por DSL cai 37,5% em um ano

Estudo diz que preço médio mundial do megabit ficou 15,60 dólares no primeiro trimestre de 2009; Em 2008, custava 25 dólares.

IDG News Service/Suécia

05/06/2009 às 9h41

Foto:

O preço médio mundial do megabit por segundo em conexões com a tecnologia DSL (como o Speedy, por exemplo) está 37,5% menor em comparação com o ano passado, revelou a empresa de pesquisas PointTopic nesta sexta-feira (05/06).

No primeiro trimestre de 2009, a média de preço do megabit por segundo ficou em 15,60 dólares, menos que os 25 dólares registrados em 2008 no mundo, diz o Chief Executive Officer da PointTopic, Oliver Johnson.

Leia também: 
>> Banda larga no Brasil também é cara para os provedores
>> Tráfego em banda larga no Brasil crescerá oito vezes até 2012 
>> SP, PA e DF podem ter planos de banda larga sem ICMS

O custo de conexões a cabo e por fibra ótica também caiu – 20% e 30%, respectivamente. Atualmente, os valores são de 1,25 dólar para o megabit por segundo na conexão por fibra e 5,65 dólares a cabo.

Segundo Johnson, os provedores estão focando em manter seus clientes em vez de conseguir novos, além de explorar mercados e diferenciar suas ofertas. O DSL é a opção  com valor relativamente barato, enquanto fibra  ótica e cabo conseguem maior velocidade para usuários avançados.

Grandes quedas nos valores têm sido observadas na Europa Ocidental, onde a implementação de banda larga por fibra  ótica está acelerada em países como a França e Alemanha, e onde acesso a cabo veloz é introduzido, como no Reino Unido.

O sul e oriente da Ásia também observam grandes quedas. No Japão, diversos tipos de fibra ótica respondem por 50% do acesso. Os preços nos Estados Unidos, contudo, se mantêm estáveis, o que Johnson atribui a monopólios e duopólios.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail