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Preços de serviços em TI devem cair entre 5% e 20% até 2010

PSrviços de manutenção de data centers devem diminuir de 5% a 15%; de help desk de 5% a 10%; e os de rede, entre 10% e 15%.

Redação do COMPUTERWORLD

24/03/2009 às 15h54

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Os preços cobrados por serviços de terceirização de tecnologia da informação devem cair de 5% a 20% durante 2009 e 2010. Este é o resultado de relatório realizado pelo Gartner, que aponta a crise econômica mundial e as incertezas acerca do clima financeiro nos próximos dois anos como principais causas da queda de valores dos contratos de outsourcing.

Pelo levantamento apresentado pelo Gartner, os serviços voltados à manutenção de data centers devem ficar de 5% a 15% mais baratos. As funções relacionadas a help desk terão seus preços reduzidos de 5% a 10%; já quanto a serviços de rede, os valores devem ser diminuídos de 10% a 15%.

De acordo com o instituto de pesquisa, o aumento na competição entre os prestadores de serviço tradicionais e os novos players também é um fator determinante para a redução no valor cobrado pelos fornecedores de terceirização. Além disso, segundo o estudo, atualmente, mais do que em qualquer outra época, os contratantes estão priorizando os acordos de menor custo.

Para Claudio Da Rold, vice-presidente e analista do Gartner, devido a restrições econômicas e à necessidade primordial de se fazer mais com menos recursos, os CIOs passaram a discutir e negociar termos de serviço e condições de pagamento antes de selar contratos de outsourcing.

Segundo ele, a perda de estabilidade dos provedores de offshore da Índia com os ataques terroristas em Mumbai, o escândalo envolvendo a Satyam e a inflação que atingiu níveis altíssimos naquele país também colaboraram para o enfraquecimento dos players indianos e a necessidade de manter os clientes a qualquer custo.

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