Home > Notícias

Prévia do Windows 8 já é duas vezes mais popular que a do antecessor

Release Preview estará disponível em 6 semanas; versão final está prevista para setembro

Tim Greene, Network World/EUA

27/04/2012 às 18h08

Foto:

A Microsoft anunciou que a prévia do Windows 8 já é duas vezes mais popular do que o antecessor Windows 7 era na mesma época, baseado no número de downloads. A companhia não informou quantos foram, mas afirma que ele é usado por milhões de pessoas todos os dias.

Enquanto isso, a versão pré-lançamento estará disponível em aproximadamente 6 semanas, chegando perto da versão final do produto, que está sendo esperado para o começo de setembro. O executivo do Windows na Microsoft, Steven Sinofsky, anunciou que a Release Preview do Windows 8 estará disponível para download na primeira semana de junho, sem data específica, de acordo com um post no perfil Building Windows 8 no Twitter.

Sinofsky não deu detalhes sobre quais serão as diferenças entre a Consumer Preview e a nova versão pré-lançamento, nem mencionou quando ou se haverá uma versão prévia do Windows RT, versão do Windows 8 para processadores ARM.

O CEO da Apple, Tim Cook, fez uma comparação que servirá de argumento para quem critica a tentativa do Windows 8 de rodar em laptops e tablets “Qualquer coisa pode ser forçada a convergir, mas o problema é que os produtos vão sendo trocados, e você começa a trocar quando o que você deixou para trás não agrada mais ninguém. Você pode convergir uma torradeira e uma geladeira, mas isso provavelmente não irá agradar o consumidor”, disse.

A licença do Windows 8 irá cobrar para aceitar dispositivos que não são Windows e queiram acessá-lo em ambientes corporativos. Se os trabalhadores usam seus próprios laptops e tablets com o sistema, não haverá despesa extra. Parece que a combinação irá penalizar os usuários BYOD de, digamos, iPads, mas não é o que a Microsoft tem em mente, disse o VP do Worldwide Partner Sales e Marketing, Jon Roskill, ao Costumer Relationship News.

A Microsoft planeja novos markets (lojas de aplicativos) em 38 países para oferecer apps estilo Metro. Além disso, irá ampliar as categorias de apps de 5 para 26. O blog anunciando as mudanças não especificou quais.

Por fim, não é preciso dizer o quanto isso é estatisticamente significante, mas o site de publicidade Chitika postou um artigo dizendo que 0,13% dos computadores que acessam seu site são usuários do Windows 8 e 99,63% de tudo que alcança a rede vem de uma máquina com Windows de qualquer tipo. O estudo foi baseado em centenas de milhares de impressões de anúncios, Chitika diz.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail