Home > Notícias

Dando uma “espiadinha” no BlackBerry OS 6

Sistema trará novo navegador e diferentes formas de interagir com a interface

Ginny Mies

28/04/2010 às 16h31

Foto:

Após o anúncio do BlackBerry Bold 9650 e do BlackBerry Pearl 3G, Mike Lararidis, CEO da RIM, mostrou aos presentes na WES 2010 uma rápida prévia do sistema operacional BlackBerry OS 6. Com gráficos mais "limpos", um browser baseado em Webkit e alguns novos recursos de navegação, o novo sistema operacional certamente irá agradar usuários atuais do BlackBerry quando for lançada no próximo trimestre.

A verdadeira questão, entretanto, é se ela será o suficiente para recrutar novos usuários. Com o Android ganhando popularidade rapidamente e o lançamento de aparelhos baseados no Windows Phone 7 programado para o final deste ano, a plataforma BackBerry pode ser rapidamente ofuscada pela concorrência.

Entretanto, antes de tomarmos conclusões, vamos dar uma olhada no que há de novo no BlackBerry 6. A novidade mais importante é a inclusão de um navegador baseado no Webkit, a mesma tecnologia por trás do navegador Safari no iPhone OS. Os navegadores do Android, e o dos smartphones Symbian S60, também são baseados no Webkit. Outro atrativo é o suporte a multitoque no navegador e no visualizador de imagens. Mas ainda não sabemos se a tecnologia também será utilizada em outras partes da interface. Vejam um vídeo:

Toda a interface com o usuário ganhou retoques, com ícones e visuais mais detalhados, novos gráficos, animações e transições. Também há uma nova tela inicial com múltiplos modos de visualização de acordo com o tipo do conteúdo (tudo, aplicativos favoritos, downloads, mídia, etc), e busca universal.

E seguindo a moda de integração a redes sociais que vimos em outras plataformas, o BlackBerry 6 terá um aplicativo chamado "social networking feeds" que irá mostrar as mensagens dexiadas por seus amigos no Facebook e Twitter. Você também poderá bater papo com amigos em uma grande variedade de serviços de mensagens instantâneas como o Google Talk, BlackBerry Messenger e AIM usando um único aplicativo.

Boa parte do sucesso da RIM depende de qualquer novo hardware que ela colocar no mercado. Novos Bold e Pearl são legais, mas a inclusão do suporte  a multitoque no sistema operacional sugere que novos aparelhos com tela sensível ao toque estão sendo desenvolvidos. Um Storm 3? Ou algo completamente novo? Pessoalmente, espero por algo novo. Pode ser um devaneio, mas eu realmente gostaria de ver a RIM lançar um smartphone com tela sensível ao toque e um teclado QWERTY de verdade com a qualidade BlackBerry.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail