Home > Notícias

Preview: colocamos as mãos no novo iMac Retina 5k que custa R$14 mil

Anunciado nesta quinta-feira, 16/10, nova versão do computador da Apple exibe 67% mais pixels do que telas 4K, segundo a fabricante.

Macworld / EUA

17/10/2014 às 11h51

imac5kabre_520.jpg
Foto:

Nós vivemos em um mundo de alta-resolução – nossos smartphones fazem vídeos em HD há anos, e as câmeras com capacidade 4K estão finalmente chegando ao alcance dos consumidores “padrão”. E agora o novo iMac com Tela Retina 5K vai te permitir impulsionar esses pixels com eficiência máxima. Com uma resolução nativa de 5120x2880, o novo computador da Apple mostra uma quantidade absurda de detalhes em tudo que você olha.

Nesta quinta-feira, 16/10, após o evento da Apple, mais especificamente na área de hands-on, vimos o novo iMac Retina de 27 polegadas editando um vídeo 4K em resolução pixel por pixel, com espaço sobrando na tela suficiente para todos os controles e barra de ferramentas. O Final Cut Pro não estava nem rodando em tela cheia – na foto abaixo, é possível notar que o Dock ainda tem um pouco de espaço lá embaixo. Nada mal. 

imac5k.jpg

Também vimos algumas fotos 4K exibidas em resolução completa no iPhoto. É possível ver fibras dos pelos de filhotes de cachorros (como na imagem abaixo), entre outros detalhes. Se você tira fotos detalhadas de cidades, praias e multidões, vai gostar de poder colocar tanta coisa na tela com uma alta precisão por pixel.

imac5k03.jpg

Fazer zoom in e out foi um processo rápido e suave graças ao processador quad-core i5, de 3,5GHz. Só pude mexer rapidamente com o iPhoto e o Final Cut, mas nesse tempo – e enquanto assistia ao representante da Apple mostrar algumas demos – a temida bola de arco-íris não mostrou a cara.

A tela do novo iMac é brilhante de ponta a ponta, e mostra uma ótima saturação de cores mesmo quando você olha para ela a partir de ângulos diferentes. Outros displays com esse tipo de resolução dependem de dois controladores de timing, ou TCONS – pense em um TCON como o cérebro da tela, enviando instruções para cada pixels. A Apple desenvolveu seu próprio TCON para esse iMac, então um único controlador pode gerenciar todos os 14,7 milhões de pixels.

Além da tela 5K, o novo iMac parece o mesmo de antes. As bordas continuam finíssimas com uma espessura incrível de 5mm, com a parte interna do computador colocadas todas dentro da mesma estrutura. Você tem duas entradas Thunderbolt 2 em vez do Thunderbolt 1 que aparece no restante da linha iMac. Mas as outras especificações técnicas são bastante próximas. A tela é o negócio aqui – e após ver ela pessoalmente, posso dizer que é o bastante. Se vale 14 mil reais é outra história...(custa 2.500 dólares nos EUA).

imac5k04.jpg

 

O iMac com a Tela Retina 5K já está à venda na loja on-line da Apple no Brasil. Em breve publicamos um review completo por aqui.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail