Home > Notícias

Preview – Com as mãos no Final Fantasy XIII

Visual vislumanbrante, sistema de batalha renovado e recursos inovadores estarão presentes no game.

Redação da GamePro / EUA

15/05/2009 às 17h47

ffxiii_dest370.jpg
Foto:

O aguardado Final Fantasy XIII chega às prateleiras do Japão ainda este ano e, para matar a curiosidade e aumentar a ansiedade dos fãs, a GamePro (EUA) foi convidada para jogar uma versão demo exclusiva para o mercado japonês, que será lançada com o Final Fantasy VII: Advent Children Complete.

A sequência de abertura da demo mostra a protagonista Lightning em um gigante transporte, parecido com um trem, percorrendo uma densa floresta repleta de vida. O mundo é conhecido como Pulse, distante do futurista e isolado Cocoon, onde a maioria da humanidade vive.

Conforme o trem se aproxima de um túnel em Cocoon, carregando muitos soldados, Lightning e seu parceiro Suds sabotam o trem e atacam os soldados, escapando em seguida.

210214-8.jpg

Depois de encontrar um local seguro na imensa cidade, um robô gigante, semelhante a um escorpião, surge e avança em direção aos dois. A riqueza de detalhes dos personagens e ambientes impressionam. Que a Square Enix possui mestres em criar sequências em CG (Computer Grafics) que se equiparam com as melhores animações do cinema não é novidade. Mas fazer um game de sucesso significa acertar também na jogabilidade.

Uma das preocupações dos fãs de Final Fantasy quando um novo título surge na série está relacionada ao sistema de batalha, pois cada novo game adiciona recursos ou provoca mudanças em relação ao anterior.

210214-6.jpg

O modo como se encontram os inimigos é similar ao de Final Fantasy XII, com monstros e soldados rondando o mapa, sendo vistos e até com a possibilidade de serem evitados. Quando um inimigo avista o jogador, ele entra em modo de alerta e tenta o confronto. Caso isso ocorra, os acostumados com a série vão perceber que a transição se dá de maneira mais natural.

gamesshutter_625.jpg

No novo sistema ainda há uma barra de tempo, mas no lugar de a contagem ser regressiva ela é crescente. Ela é dividida em segmentos menores, permitindo que o jogador adicione uma série de comandos mesmo quando o tempo é preenchido.

A quantidade de ataques, magias e ações vão determinar o tempo total e o que pode ser executado em cada turno. Um recurso que desapareceu é o controle da câmera, o efeito pode parecer simples, mas torna as batalhas mais intensas.

210214-1.jpg

Uma inovação do sistema de batalha é o “break mode”, um efeito que é gerado nos inimigos após um certo número de ataques bem sucedidos e combos, sem que seu personagem tenha sido atingido. Quando um inimigo atinge o “break mode”, os golpes de seu grupo causam mais danos e se tornam mais eficientes.

O número de combos necessários e a duração do modo variam a cada inimigo. Os personagens também podem realizar ataques especiais nos inimigos durante este período, o que torna a agilidade de decisão um fator importante.

Um ponto incerto do game é a aceitação do público em controlar somente o personagem principal. Mesmo não sendo apresentada na demo, os desenvolvedores afirmam que os jogadores poderão ajustar comandos para outros personagens do grupo.

210214-3.jpg

A batalha com o escorpião mecânico mencionado anteriormente continua até que, depois de derrotar o inimigo algumas vezes, sua energia chega ao fim e derruba uma ponte onde Lightning e Suds se encontram.

Terminada a sequência animada, o jogador pode explorar uma área chamada de Restricted Zone, repleta de inimigos que trabalham para uma organização chamada PSICOM, a qual Lightning e Suds pertenceram.

A demo também permite o controle de Snow, um membro da resistência de Cocoon, conhecido como Nora. Ao contrário de Lightning, que usa uma espada, Nora utiliza os  punhos para atacar os inimigos.

210214-2.jpg

A demonstração é encerrada com uma batalha entre Nora e soldados da PSICOM, com uma animação que revela o final da luta.

Mesmo com muitos detalhes para serem ainda apresentados, a demo confirma que os jogadores, fãs de RPG e da série Final Fantasy terão um grande game quando Final Fantasy XIII chegar às prateleiras em 2010.

210214-9.jpg

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail