Home > Notícias

Preview: conheça o Skype para iPhone

Popular software para VoIP, já está disponível para download. Testamos o produto, que traz boa qualidade de som, mas faltam alguns recursos

Daniel Ionescu, PC World - EUA

30/03/2009 às 13h22

Foto:

A Skype confirmou o boato da semana passada e anunciou o lançamento oficial de seu popular programa de VoIP para o iPhone. Com o Skype para iPhone, os usuários do smartphone da Apple podem fazer ligações gratuitas via internet com o uso de conexões Wi-Fi para outros usuários do serviço.  Além disso, também é possível ligar para números de telefones tradicionais, de qualquer país, pagando muito menos.

Segundo o anúncio feito pela empresa, ele estará disponível gratuitamente, com uma versão para BlackBerry chegando na em maio. Versões móveis do Skype já estão disponíveis para celulares da Nokia, equipamentos com Windows Mobile e plataforma Google Android.  A PC World americana fez um preview sobre o produto. Além disso, baixamos hoje o software e realizamos teste de ligação na redação da Macworld Brasil. O resultado das ligações foi muito bom.

O que podemos dizer que o Skype para iPhone parece ser muito bom, mas tem alguns pontos fracos. Um fato que desaponta, por exemplo,  é que os usuários não poderão fazer ligações sobre redes de celular, apenas via Wi-Fi.

skypeiphone1

Em sua versão para o celular da Apple, o Skype se parece mais com um aplicativo da App Store do que com sua versão para Windows, tão conhecida pelos internautas, e que responde pela grande maioria de seus 400 milhões de usuários.

O software conta com cinco abas no alto da tela, que mostram contatos, chats, painel de chamadas, histórico de ligações e seu perfil (com status em estilo Facebook). Ele utilizará números de telefones diretamente do address book do aparelho, o que elimina os incômodos contatos duplicados. Também exibirá as fotos dos contatos (se eles já tiverem essa informação configurada no Skype). Chamadas em sistema de conferência estão incluídas, mas, no momento, você só pode participar de uma caso alguém te convide.

skypeiphone2

Você também pode participar de serviço de chata com seus amigos do Skype, mas, infelizmente, esse é um dos poucos serviços que você pode fazer via rede de celular (além de saber quem está online). Com citado anteriormente, ele só faz ligações via Wi-Fi, não se diferenciando muito de outro aplicativos de voz disponíveis na App Store (o Skype para o G1, da T-Mobile/Google permite fazer esse tipo de chamada via 3G).

O Skype para iPhone é um aplicativo recente e carece de alguns recursos que a versão para desktop oferece, como SMS, vídeo,  transferência de arquivos e voicemail não estão disponíveis nesta versão, mas devem ser acrescentadas no futuro. Os software também estará disponível para iPod touch.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail