Home > Notícias

Preview de páginas do Google também funciona no Brasil

Basta configurar as opções de visualização no Google para acessar o recurso. Mais ferramentas, como o Instant, podem estar por vir

Klaus Junginger, da Computerworld

06/10/2010 às 10h52

Foto:

Hoje de manhã, começaram a aparecer tweets dando conta de uma recurso no Google chamado de full site preview (pré-visualização de página inteira). O recurso, conhecido de usuários do Bing há vários meses, pode ser habilitado clicando em "Mais ferramentas" e, em seguida, na opção "Visualização de páginas" quando o sistema apresenta resultados de busca.

Outra mudança que é apresentada nas SERPs (paginas com os links relacionados) são mais informações nos snippets (descrições das páginas relacionadas). Se, antes esse conjunto de informações era limitado a cerca de 200 caracteres, agora, com a opção de pré-visualização habilitada, é possível ler mais de dois parágrafos dos sites exibidos.

 Pre-visualização de sites do google.com.br

No caso do snippet apresentado em uma busca tradicional pela palavra "idgnow" no Google, essas informações eram retiradas de seções específicas. Mas, com a pré-visualização habilitada, essa seção foi ignorada e o snippet apresentado é uma mistura de conteúdos diversos dentro das páginas.

Qualquer elemento Flash não é mostrado, ficando em seu lugar o conhecido ícone de uma peça de quebra-cabeças em tom cinza.

O fato do recurso ser implementado na web brasileira sem ser anunciado pela empresa é comum e está alinhado ao resto de modificações nas buscas realizadas pelo Google. Resta saber, se no vácuo dessa opção de visualização, vêm o esperado Google Instant.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail