Home > Notícias

Preview: “GoldenEye 007” chega com elementos familiares e mais opções no Wii

Exclusiva para o console da Nintendo, nova versão do clássico game de tiro em primeira pessoa para N64 será lançada em 2 de novembro

GamePro / EUA

21/09/2010 às 16h54

Foto:

A jogabilidade fácil de aprender, porém competitiva e variada, continua a fazer com que o “GoldenEye” original seja um favorito do Nintendo 64. Agora uma equipe totalmente nova da Eurocom (o pessoal por trás do recente “Dead Space: Extraction”) está trabalhando para reinventar o clássico no Wii.

Do que nós estamos falando: “GoldenEye 007”, título exclusivo para Wii.

Onde nós vimos: Em um evento de preview fechado patrocinado pela produtora Activision.

O que você precisa saber:

“GoldenEye 007” no Wii é uma nova versão de um dos títulos de tiro em primeira pessoa (FPS) mais conhecidos e amados da história dos consoles, lançado em 1997 pela Rare para o Nintendo 64. O game foi amplamente responsável em tornar o gênero FPS acessível a um público além dos donos de PC, e também provou que um jogo do tipo era não apenas possível nos consoles, mas poderia ser um dos títulos que definiram uma geração.

Se você está esperando um remake “polígono por polígono” do jogo original, no entanto, terá um choque. Para quem não sabe, o protagonista Pierce Brosnan (presente no filme e no primeiro jogo) foi substituído pelo Bond mais recente das telonas, Daniel Craig. E as mudanças não param por aí: graficamente, o game aproveita tudo que o Wii tem a oferecer. Apesar de não ser tão impressionante quanto o futuro “Blood Stone 007” (para XBox 360 e PlayStation 3), é ainda muito mais agradável aos olhos do que os polígonos recortados e as texturas confusas do original para N64.

goldeneye01.jpg

 O jogo original para N64 foi um marco do gênero FPS para os consoles nos anos 1990

O modo single player é quase completamente novo. Enquanto a jogabilidade irá se mostrar familiar aos fãs do jogo original, os jogadores passarão por mapas totalmente novos. Cenários familiares marcarão presença na versão para Wii, mas você certamente não viajará por eles da mesma maneira que anteriormente. Melhorias e refinamentos, como ambientes destrutíveis (algo praticamente normal em 2010, mas que era muito difícil de implementar em 1997, quando o primeiro título foi lançado) e inimigos com IA (inteligência artificial) melhorada serão vistos ao longo do novo “GoldenEye”. Infelizmente, em razão do pouco tempo da demonstração, não pudemos ver muito da ação single-player – apesar de termos visto um pouco da sequência com o tanque de guerra, que tinha um dos melhores gráficos já vistos no Wii.

O que a maioria dos jogadores está interessada em ver, no entanto, são os modos multiplayer do “GoldenEye”. Muitos ex-donos do N64 possuem boas lembranças de ficar em casa com os amigos, um tentando matar o outro numa tela dividida em quatro partes. A Activision espera que você possa recriar esse sentimento com os espaçosos modos multiplayer do novo jogo no Wii. A quantidade de opções na tela é surpreendente. Além dos modos clássicos, como “Golden Gun” e “You Only Live Twice”, você tem opções como transformar as armas em explosivos letais ou ter personagens sofrendo danos quando não estão se movendo, o que efetivamente evita camping. Uma enorme seleção de personagens – incluindo vários vilões clássicos de Bond – são selecionáveis, e cada um deles vem com “adornos” que fornecem diferentes vantagens nos combates. E como no original, serão dados “achievements” aos jogadores ao final de cada partida, alguns consideravelmente mais dúbios do que outros.

goldeneye02.jpg

 Com diversos esquemas de controle, "GoldenEye" para Wii parece querer expor os méritos do Classic Controller

gamesshutter_625.jpg

“GoldenEye” também oferecerá suporte para modo multiplayer online com até oito jogadores por vez. A Activision está trabalhando com a Nintendo para minimizar o impacto da interface online conhecidamente desajeitada do Wii, reduzindo a necessidade de Friend Codes e fazendo com que entrar em uma partida online seja uma experiência relativamente menos cansativa. O game também poderá ser jogado com vários esquemas de controle: Wii Remote + Nunchuck, Wii Zapper (arma) + Nunchuck, controle Wii Classic, controle do GameCube e até mesmo o controle do Nintendo 64 (desde que você tenha um adaptador, obviamente). Claramente, a Activision quer expor os méritos do Classic Controller, uma vez que quase todas as estações de demonstração tinham essa configuração. Uma edição limitada do jogo incluirá um Classic Controler Pro dourado juntamente com o jogo.

Estágio no ciclo de desenvolvimento: Está quase no final, com o lançamento previsto para 2 de novembro deste ano.

Minha opinião: Martin Hollis, designer da Rare que trabalhou na versão do N64, disse algumas coisas fortes sobre o novo game. Ele disse que “acha difícil imaginar os executivos da Activision interessados no original e quererem fazer justiça a ele.” É difícil dizer se os executivos da Activision são grandes fãs do “GoldenEye” para N64, mas certamente parece que os desenvolvedores da Eurocom são. A Rare pode não estar envolvida no jogo, mas parece que essa nova versão não será um jogo decepcionante que traz apenas o nome como foi “GoldenEye 007 Rogue Agent”.

goldeneye03.jpg

 Túnel do tempo: "GoldenEye" para Wii trará inúmeros vilões clássicos de Bond

Apesar de eu ter ficado desapontado por não ter visto muito do modo single-player, me diverti muito no multiplayer. Em uma época em que jogos de tiro em primeira pessoa tornaram-se cada vez mais complexos e não muito indicados para novatos no gênero, é animador ter um game que pode ser facilmente jogado. No entanto, isso não significa que “GoldenEye” para Wii não tenha profundidade – com um enorme elenco de personagens únicos, muitas armas e modos de jogo diferentes e uma verdadeira fartura de opções, ele parece ter uma longevidade considerável. Os representantes da Activision afirmaram que seu objetivo é criar o FPS multiplayer definitivo para Wii. Mas em tempos de banda larga será que o ato de jogar no mesmo lugar que seus três amigos perdeu seu apelo? O multiplayer online conseguirá superar a interface online incômoda do Wii? Bom, para saber isso teremos de esperar até novembro pelo lançamento.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail