Home > Notícias

Preview: jogamos o aguardado “Duke Nukem Forever”

Com lançamento prometido para 2011, game está há mais de 10 anos em desenvolvimento e chegou a ser cancelado uma vez.

GamePro / EUA

10/09/2010 às 10h32

Foto:

Após uma década de desenvolvimento problemático – incluindo um cancelamento no ano passado – “Duke Nukem Forever” chegou até nós com seu humor tradicional intacto. Mas será que o título ainda é relevante cerca de 10 anos depois de avanços no design de jogos de tiro em primeira pessoa?

Do que estamos falando: “Duke Nukem Forever”, o jogo de tiro em primeira pessoa há muito adiado – e que chegou a ser cancelado uma vez.

Onde nós vimos: O jogo estava em exibição em uma área privada do stand da Gearbox na feira de games Penny Arcade Expo (PAX), realizada no início de setembro em Seattle, nos Estados Unidos. Vimos um trailer rápido e jogamos duas fases curtas do jogo.

O que você precisa saber:

O presidente e CEO da Gearbox, Randy Pitchford, disse aos fãs que como ele começou sua carreira com “Duke Nukem”, não poderia deixar o jogo morrer. Seu mantra: “Sempre aposte no ‘Duke’”

As produtoras 2K e Gearbox afirma que o aguardo título será lançado para PlayStation 3, Xbox 360 e PC

“Duke Nukem Forever” não tem nenhuma vergonha de seu humor adulto. No trailer que vimos antes jogar o game, Duke chutou alienígenas na virilha, e ao cruzar com um alienígena gigantesco, do tamanho de um prédio, com três seios expostos, o protagonista disse “Eu passaria uma cantada nele”. A demonstração começou com Duke parado em frente a um mictório e um botão na tela pontualmente rotulado de “Urinar”.

gamesshutter_625.jpg

Joguei “Duke Nukem Forever” em um controle de Xbox 360, e o layout pareceu seguir os padrões atuais de jogos de tiro em primeira pessoa para consoles: “X” para recarregar, alavanca esquerda para mirar, alavanca direita para atirar, etc.

A primeira fase da demonstração abriu com várias cenas de soldados lutando (e sofrendo mortes horríveis) contra invasores alienígenas. Diálogos bem-humorados temperavam muitos desses momentos. Ao final dessa fase, lutei com um alienígena com um foguete em um campo de futebol americano. Após matar o extraterrestre de um olho só, Duke chutou seu olho entre as traves do gol antes de soltar outra piada.

Já a segundo fase da demonstração envolvia dirigir um caminhão monstro – completado com nitro para dar um impulso contra alienígenas e desfiladeiros – por um cânion até que a gasolina acabou. Após sair do veículo morto, eu empurrei-o de volta para o cânion e matei vários alienígenas com raios de encolhimento, escopetas e revólveres antes de pegar uma metralhadora fixa e matar mais alienígenas.

dukef01.jpg

A caminho? Produtora prometeu a chegada do aguardado jogo para o próximo ano

Ao final da segunda fase de demonstração, uma nave alienígena chegou e derrubou Duke da metralhadora. Antes de apagar, ele levantou sua mão. Pensei que ele estava fazendo clássico e dramático gesto de “buscando a sobrevivência” – mas estava errado. Duke simplesmente mostrou o dedo do meio para a nave.

Não vejo como esse jogo não receberá a classificação indicativa M nos Estados Unidos (para pessoas a partir de 17 anos).

Estágio no ciclo de desenvolvimento: A Gearbox está trabalhando em “Duke Nukem Forever” há cerca de um ano e meio. Eles planejam um lançamento em 2011.

Minha opinião: O jogo pareceu sólido, apesar de definitivamente não estar no nível nem mesmo de “Borderland” (jogo também da Gearbox). É difícil afirmar se “Duke Nukem Forever” irá abraçar os avanços feitos no gênero de tiro em primeira pessoa desde que começou a ser desenvolvido há cerca de 10 anos. Mais importante, também é difícil dizer se isso vai ou não importar para os fãs do título. O humor não é para todos, mas se você aceita o fato de que Duke deveria ser o mais ofensivo possível, “Duke Nukem Forever” irá te fazer feliz.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail