Home > Notícias

Preview: recurso de estabilização de imagens no iMovie’09

Veja um clipe com o recurso que corrige a estabilização de imagens no novo editor de vídeos da Apple, que chega ao Brasil em fevereiro.

Jason Snell, Macworld/EUA

28/01/2009 às 14h06

Foto:

Já começamos a brincar com o iLife’09 na redação e teremos muito mais sobre as novas versões do iPhoto, iMovie e GarageBand em breve. Mas eu queria apresentar um vídeo de demonstração das novas funções de estabilização de imagem do iMovie’09.

Eu importei alguns clipes (eu tinha alguns vídeos do Dia de Ação de Graças perdidos por aqui, então usei eles mesmo), e esperei enquanto o iMovie trabalhava por algum tempo neles, preparando para a estabilização de imagem. (Conselho: importe seus vídeos antes de ir dormir, ou antes de sair – é um processo bem longo.)

Então eu encontrei alguns trechos que considerei representativos como os vídeos domésticos da maioria das pessoas – a saber, eu tentando cortar o peru com uma faca cega, e uma cena longa saindo de um zoom pegando toda a mesa do alto. Essas foram gravadas com uma filmadora SONY HDR-SR11 com estabilizador embutido, e ainda assim há uma melhora notável com a estabilização do iMovie.

No vídeo abaixo você verá ambos os clipes, primeiro sem nenhuma estabilização, depois com a estabilização aplicada.

Por sinal, a estabilização funciona da seguinte maneira: ela dá um leve zoom no seu vídeo, então muda a posição da imagem e aumenta ou diminui para contrabalancear as tremidas da câmera. Algumas vezes os zooms podem ser um pouco extremos, mas o iMovie ’09 é bastante inteligente nesse ponto: primeiro, ele ajusta o zoom baseado na parte do clipe que você decidiu usar. Importe um clipe muito longo e você vai perceber que está extremamente aumentado – mas se você cortar o clipe e deixar um trecho menor e menos instável, você percebe que o aumento ocorre de forma muito mais sutil. E você pode forçar o iMovie a aumentar mais usando o indicador Maximum Zoom na paleta Clip Inspector.

Veja o vídeo:

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail