Home > Notícias

Primeira versão Beta do Firefox 4 está disponível

No momento, o Firefox 4 Beta 1 está disponível para Windows, Mac e Linux. Versão final deve ser chegar no final de 2010.

IDG News Service

07/07/2010 às 9h01

Foto:

A Mozilla lançou, na última terça-feira (6/7), a primeira versão beta do Firefox 4, que dispõe de uma interface aprimorada, melhor performance e suporte para inúmeras tecnologias da Web. A edição final deve ser chegar no final de 2010.

No momento, o Firefox 4 Beta 1, está disponível para Windows, Mac e Linux, embora as alterações mais evidentes - a interface reformulada - só seja oferecida, automaticamente, aos usuários do Windows .

"Mudamos as abas no topo para facilitar o foco no conteúdo da Web e o controle das configurações", disse o diretor do Firefox, Mike Beltzner, em uma mensagem introdutória no blog da Mozilla .

As abas no alto da página estão presentes, por padrão, apenas na versão para Windows. Usuários de Mac e Linux podem mudar o recurso da interface a partir do menu View selecionando Barras de Ferramentas e, em seguida, Tabs on Top.

"Além disso, se o usuário utilizar o Windows 7 ou Windows Vista, a barra de menu foi substituída por um botão Firefox, assim o internauta pode acessar à maioria das opções com apenas um clique", informou Beltzner.

A Mozilla trabalha em uma atualização visual para o Firefox desde novembro de 2009, quando, segundo a companhia, se utilizaria de elementos do Windows 7, da Microsoft, e do Chrome, navegador da Google, para melhor a navegação.

Todas as edições do Firefox 4 incluem um novo recurso de proteção contra interrupções - chamado Out of Process Plug-in (OOPP) -  destinado a proteger o navegador em um momento de paralisação do Adobe Flash Player, do Quick Time, ou do Microsoft Silverlight.  Este recurso já foi lançado na versão para Windows do Firefox 3.6.4, mas, até o Firefox 4 Beta 1, não estava disponível para Mac ou Linux.

Entre as melhorias, o navegador possui um analisador do novo HTML5, suporte nativo para o padrão de vídeo WebM, e ganhos de desempenho ainda não especificados.

O Firefox representa 23,8% de todos os navegadores em uso, de acordo com o dados mais recentes da Net Applications, um valor inferior ao apresentado em novembro de 2009, quando o navegador alcançou 24,7%. Em contra partida, após novembro, o Google Chrome saltou de 3,9% para 7,2%.

 

A versão do Firefox 4 Beta 1 pode ser baixada para Windows, Mac e Linux a partir do site da Mozilla. No momento, somente em Inglês.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail