Home > Notícias

Primeiras impressões: Adobe Premiere Pro CS4

Editor de vídeos traz novos recursos, como a transcrição automática de diálogos para texto e melhorias na edição de imagens. Veja o que esperar do programa.

Antony Bolante, Macworld/EUA

30/09/2008 às 18h23

Foto:

Embora o Premiere Pro CS4 seja a quarta versão do software de edição profissional de video da Adobe, ele está apenas em sua segunda versão compatível com Mac OS. E, para muitos usuários, a estréia do programa na plataforma Mac ocorreu depois do tempo. Agora, é a chance do Premiere Pro voltar a aumentar sua credibilidade nos Macs. Veja a seguir o que você vai encontrar no programa quando ele chegar às lojas em meados de outubro.

Com o CS4, a Adobe elimina uma das maiores disparidades entre as versões de Windows e Mac da Creative Suite ao incluir uma versão para Mac do Adobe OnLocation. O programa permite usar um notebook para monitorar, capturar e registrar vídeo em campo. Antes do CS4, era preciso rodar esse programa via Boot Camp ou outro programa de virtualização.

O Premiere Pro CS4 também vem com o Media Encoder CS4, um aplicativo separado que pode exportar sequências criadas no Premiere Pro e outros arquivos em múltiplos formatos. Antes, era possível apenas exportar uma sequência para um único formato por vez.

E, claro, o Premiere Pro CS4 vem com inúmeros novos recursos. Um painel Media Browser permite visualizar e importar vídeo bruto para o computador sem usar a interface do Premiere Pro – o que é útil ao importar material de mídias sem fita. Agora o programa é compatível com formatos (e metadados) de P2, AVCHD, XDCAM EX e XDCAM HD. Isso torna mais fácil organizar e buscar material bruto sem passos intermediários.

O programa também ampliou o suporte a metadados. Um novo painel Metadata permite ver e inserir informações sobre um clipe ou até mesmo seu arquivo original. Mas talvez a melhor implementação de metadados é o recurso de transcrição de fala presente no programa. Ele analisa o áudio de um trecho e cria uma transcrição em texto relacionada ao tempo e que pode, com palavras-chave, ser objeto de busca. É uma mão na roda de editores que têm horas e horas de documentários para editar.

premiere-pro-mac-500interna
Transcrição de arquivos no Premiere Pro CS4: recurso é um dos mais aguardados

A Adobe também melhorou alguns recursos essenciais de edição do Premiere Pro, permitindo aplicar mudanças de velocidade, transições e efeitos em múltiplos clipes ao mesmo tempo (algo inexistente nas versões anteriores). Outras novidades incluem um modo avançado de áudio no monitor Source, novos atalhos de teclado e outras configurações.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail