Home > Notícias

Primeiras impressões: ASUS Eee PC 1201T

Portátil da Asus é o primeiro no mercado nacional com processador Athlon Neo e GPU Radeon HD 3200, ambos da AMD

René Ribeiro, da PC WORLD

06/05/2010 às 17h28

1201t-300px.jpg
Foto:

Mais um netbook "turbinado" da ASUS chega ao mercado brasileiro. Trata-se do Eee PC 1201T (R$ 1.399, preço sugerido pelo fabricante), o primeiro netbook no Brasil equipado com a plataforma Vision, da AMD. Tem termos técnicos, isso significa que o 1201T vem com processador Athlon Neo MV-40, de 1,6 GHz e uma GPU Radeon HD 3200, também da AMD. Na prática, significa que ele já está preparado para rodar vídeos em Full HD (1920 por 1080 pontos).

Se colocarmos lado a lado os netbooks Eee PC 1201T e Eee PC 1201N (já testado pela PC World), não iremos notar diferença alguma logo de cara. O design é muito semelhante. As dimensões e o peso são as mesmos: 29,6 centímetros de largura por 20,7 cm de profundidade e 3,3 cm de espessura (quando fechado). O peso é de 1,5 quilo.

1201t.jpg

Novo Eee PC tem design semelhante ao modelo 1201N,
mas com chips da AMD

Apesar do 1201T ter uma GPU sofisticada, ele não tem uma saída HDMI (que seria útil para ligá-lo a TVs de alta definição), como o modelo Eee PC 1201N. A tela é de 12,1 polegadas, com iluminação por LED. Na borda superior há uma webcam de 0,3 megapixels. O brilho da tela é muito confortável e não cansa a vista. Além disso, o ângulo de visão é muito bom, quem está ao lado pode acompanhar uma apresentação ou ver um vídeo sem perder detalhes.

A carga de programas do pacote Office foi feita tranquilamente, sem demora. Carregamos um vídeo (de 720 linhas, alta definição) no Windows Media Player e, enquanto estava sendo executado, abrimos o navegador, um texto no Word e uma planilha no Excel. Com essas tarefas mais simples, não houve lentidão para alternar entre elas, nem durante o uso normal.

O teclado é confortável, já que as dimensões de um portátil com tela de 12 polegadas permitem um espaçamento melhor entre as teclas. O trackpad possui função de pinça para dar zoom em fotos e imagens. Apesar de funcionar bem, notamos que ele exige uma pressão maior dos dedos para arrastar objetos da tela.

Também verificamos que esse netbook roda vídeos em Full HD sem problemas, o que talvez seja um de seus maiores atrativos. E equipado com uma Radeon HD, não temos dúvida de que ele tem fôlego para encarar pelo menos alguns jogos. Vamos verificar quais durante nosso review.

Quer saber mais?

Estas são apenas nossas primeiras impressões sobre o ASUS EeePC 1201T. E enquanto ele passa pela bateria de testes no PCLab, perguntamos ao leitor: o que você quer saber sobre este aparelho?  Deixe suas perguntas nos comentários, e iremos respondê-las durante o review.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail