Home > Notícias

Primeiras impressões: colocamos as mãos no iPhone 5

Logo após evento de apresentação, fizemos testes rápidos com o novo smartphone da Apple. Pré-venda começa hoje nos EUA e mais seis países.

Macworld / Reino Unido

13/09/2012 às 17h24

Foto:

Pouco após a apresentação do iPhone 5, em San Francisco, conseguimos mexer um pouco com o aparelho. Confira abaixo nossas primeiras impressões do novo smartphone da Apple a partir de perguntas enviadas por leitores e colegas da redação.

P: Como é para segurar o iPhone 5?

Não apenas o iPhone 5 parece consideravelmente mais leve do que o 4S, como também é surpreendente como ele é leve e confortável para segurar. A Apple afirma que ele é cerca de 20% mais leve que o anterior, número com o qual certamente concordamos. Enquanto no iPhone 4 e 4S parece que há um peso maior na parte central, no novo modelo essa carga parece estar mais bem distribuída. 

Além disso, o iPhone 5 é incrivelmente fino. Potencialmente, por ser mais fino do que os anteriores, o novo smartphone exige menos do seu polegar para utilizá-lo. Assim, o formato menor também contribui para um maior conforto na hora de segurar o aparelho.

iphone5_435

iPhone 5 (abaixo) e iPhone 4S: novo modelo é mais alto que anterior

O design do iPhone 5 também parece menos anguloso e pontudo – as pontas do iPhone 4/4S sempre pareceram “afiadas” e bastante angulares. Agora as bordas parecem mais suaves, talvez por causa do processo de fabricação “complexo e ambicioso” descrito pelo VP de design da Apple, Jonathan Ive. Além de polir e texturizar as superfícies, a empresa também utiliza “diamantes cristalinos” para cortar as pontas, explica no vídeo sobre o assunto.

P: A tela do iPhone 5 é maior, isso significa que o aparelho é mais largo também?

Durante a apresentação de quarta, 12/9, ficamos aliviados ao ver que a Apple tinha pensado nisso. O executivo da empresa, Phil Schiller, explicou que uma das coisas mais importantes para levar em conta é que o iPhone deveria caber muito bem na mão do usuário e que deveria ser fácil para eles alcançarem coisas na tela com o polegar. É por isso que a Apple fez o novo iPhone um pocuo mais alto, em vez de mais largo. Segurar o iPhone 5 é a maior prova disso, e novamente ficamos felizes com o resultado. Após pegar o aparelho, praticamente esquecemos que ele era maior já que a empunhadura foi completamente natural. Não sentimos que era necessário esticar o polegar mais do que o normal para alcançar os itens na tela. 

P: Há menos espaço na parte frontal do telefone para o botão Home agora que a tela é maior?

Nós pensamos nisso também, mas a área abaixo da tela não é perceptivelmente menor, e o botão Home pareceu ser o mesmo de sempre.

P: Como as laterais do iPhone 5 se comparam ao iPhone 4S?

Tínhamos ficado pensando se haveria diferenças óbvias na borda da antena, mas ao olhar para a tira de aço inoxidável em torno da borda do iPhone não havia nada visivelmente diferente. Ainda existem quatro pontos nas quatro pontas onde a antena se encontra – são as mesmas ligações que causaram toda a preocupação e polêmica do caso antennagate pouco após o lançamento do iPhone 4.

À primeira vista você pode pensar que o canto direito é parecido com o do iPhone 4S. Mas não é. O slot do chip é menor – algo esperado já que a Apple adotou um padrão menor para o iPhone 5: o Nano-SIM. Esse formato de chip é menor que o Micro-SIM e começa a ser vendido no Brasil neste final de semana – inicialmente apenas a Vivo trará o produto para o mercado nacional.

O lado esquerdo parece similar ao do iPhone 4S, mas a chave para mutar o aparelho é visivelmente mais fina. Os botões de volume continuam no mesmo lugar. Havia um rumor de que a resposta vibratória recebida ao mexer na chave de mudo era diferente no iPhone 5, mas ela pareceu extamente a mesma em nossos testes.

iphone5handson02

A base do iPhone é onde vamos a maioria das alterações.

Além da mudança óbvia, o novo conector Lightning que tem cerca de um terço do tamanho do antigo conector dock de 30 pinos, a entrada do fone de ouvido fica agora na parte de baixo do smartphone, juntamente com os alto-falantes maiores. Na base do iPhone 5 é possível ver dois parafusos em cada lateral do Lightning, que parecem ser os mesmos presentes no iPhone 4S.

Com a entrada dos fones movida para a parte inferior, o topo do iPhone 5 traz apenas a chave para ligar e desligar o aparelho.

P: E sobre a tela maior, como ela se compara com os aparelhos anteriores?

Ficamos especialmente interessados em olhar a tela do iPhone 5 após ficar sabendo que a Apple havia abandonado a Samsung como fornecedora de telas, com o primeiro lote de iPhones novos usando displays da Sharp e LG. Durante a apresentação, a Apple falou muito da nova tela maior, afirmando que as imagens ficam mais nítidas e apresentam menos reflexo a luz do sol. Fizemos o melhor para testar o reflexo: estávamos em uma sala com muita iluminação fluorescente, e certamente pareceu ser o caso de os reflexos de iluminação serem bem mais aparentes na tela do iPhone 4S. Também conseguimos ver a tela do iPhone mais claramente a partir de um ângulo de visão mais amplo.

iphone5handson03

P: A câmera do iPhone 5 é realmente diferente?

A nova câmera iSight promete trazer melhor desempenho para situações com pouca luz e uma melhor redução de ruídos para as imagens. Apenas para deixar tudo melhor, a Apple adicionou umacobertura na lente de cristal de safira, que segundo a empresa ajuda a proteger sua lente e tornar as imagens mais claras e nítidas. Dada a baixa luz do local onde fizemos as fotos de teste, as imagens feitas com o iPhone 5 realmente pareceram mais claras do que as mesmas fotografias tiradas com um iPhone 4S – olhando de perto foi possível ver mais detalhes no fundo escurecido das imagens feitas com o iPhone 5.

P: As fotos e vídeos agora ficam no modo widescreen?

A Apple não confirmou se as imagens ou o vídeo foram feitos na proporção de 16:9, a mais comum para Tvs widescreen. As fotos tiradas com o iPhone 5 enchem a tela e ficam bonitas. Imaginamos que para ver no iPhone 5 fotos feitas com um iPhone 4S, elas ficariam com bordas pretas nas laterias, da mesma maneira que a Apple afirma que acontecerá com os aplicativos que ainda não foram feitos/atualizados para tirar vantagem da tela maior.

Desde o primeiro iPhone nos perguntamos a razão para a Apple não oferecer uma widescreen, uma vez que filmes e programas de TV mais novos são fillmados nesse formato. Finalmente nossas preces foram atendidas e os filmes widescreen podem aproveitar ao máximo a tela de 4 polegadas.

iphone5handson01

P: O recurso de fotos panorâmicas para uma ideia divertida. Ele realmente funciona?

Ao testarmos a novidade, notamos um pouco de interferência na imagem final. O representante da Apple presente no local alegou que era a primeira vez que via isso e realizou então uma demonstração do recurso, chamado Panoramas. Ao fazer uma imagem panorâmica, o usuário guiado para manter a câmera parada por meio de uma caixa com uma seta e uma linha que aparece no meio do smartphone. É preciso manter a seta na lina, uma maneira simples e intuitiva para treinar os usuários em manter o telefone reto. A impressão final é que é um recurso para ser divertido, em vez de preciso.

P: E a câmera frontal para FaceTime?

Em vez ficar no canto esquerdo, a câmera frontal agora está localizada na parte central do aparelho. É improvável que essa mudança faça uma grande diferença sobre onde seu rosto aparece na tela do seu amigo(a).  Ficamos curiosos sobre a localização do sensor de proximidade, ele parece estar abaixo do alto-falante do iPhone 4S, mas na parte frontal de um iPhone 5 preto foi difícil encontrá-lo.

P: Como é navegar pela Internet com a tela maior de 4 polegadas?

A Apple disse que a tela maior significa que você pode ver mais de uma página web. Demos uma olhada no site da Apple no iPhone 5 e no 4S e percebemos uma diferença de cerca de seis linhas de texto. Rolar uma página para cima ou para baixo continua igual, com a única diferença sendo que a barra de rolagem é maior no novo iPhone. Também há um modo de visualização de tela cheia com uma camada para tornar mais fácil a navegação entre páginas da web.

P: Agora que a tela é maior o teclado ficou maior e mais fácil de usar?

Como esperado, no modo horizontal as teclas são um pouco maiores, mas na visualização vertical/retrato tudo continua igual. Ainda continua um pouco difícil para digitar em ambos.

P: Como é para ligar o novo conector dock Lightning no iPhone?

O novo conector LIghtning ainda é uma conexão fixa assim como o antigo conector de 30 pinos, com a diferença principal sendo que não importa de que lado ele está quando é plugado no aparelho. Houve algumas especulações sobre esse padrão novo ser parecido com um micro-USB, mas ele não é.

P: E o novo sistema iOS 6?

Demos uma olhada no Mapas e tentamos falar com o Siri. Infelizmente, o Siri não conseguiu nos ouvir por causa da multidão. Não sabemos se isso aconteceu porque a Apple não tem a tecnologia de processamento de áudio com redução de ruídos que havia sido licenciada para o recurso pela Audience Inc. Essa tecnologia é essencial para o funcionamento do Siri. Certamente faremos mais testes sobre isso depois.

Quanto as mapas, demos uma olhada em Londres e havia poucas áreas em 3D na capital britânica. Vale ntoar também que os mapas Flyover em 3D só estavam disponíveis para o centro principal das cidades que testamos. Por exemplo, a redação da Macworld britânica na Euston Road não era coberta pelos mapas Flyover, apenas o 3D padrão, mas como foi mostrado na apresentação da Apple, o Big bem está disponível no modo Flyover 3D, por exemplo.

P: O quão rápido é o iPhone 5?

Foi difícil testar o desemepnho do iPhone 5 no centro de imprensa onde havia muitos aparelhos usando as redes Wi-Fi e 3G. Dito isso, o aparelho foi rápido e responsivo nos testes rápidos.

Ainda tem dúvidas? Deixe-as nos comentários abaixo que faremos testes mais completos assim que tivermos o aparelho na redação nas próximas semanas.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail