Home > Notícias

Primeiras impressões: colocamos as mãos no novo Samsung Galaxy S6

Novo aparelho da fabricante sul-coreana também ganhou versão com tela curva, o Galaxy S6 Edge. Lançamento no Brasil será em abril.

Florence Ion, PC World / EUA

02/03/2015 às 17h48

gs6gs6edge_625.jpg
Foto:

Quando a Samsung tenta algo novo, não costumo pensar: “Nossa, isso é revolucionário!”. Aparelho após aparelho, a linha Galaxy S nunca foi realmente, como o slogan sugere, “a próxima grande coisa”.

Mas a Samsung está finalmente mudando a história com o Galaxy S6. O novo aparelho top de linha da empresa é uma grande mudança em relação ao corpo em plástico dos celulares que a Samsung vem lançando recentemente. Com o Galaxy S6, parece que a Samsung preservou todos os ingredientes dos modelos anteriores que realmente deram certo, e então colocou todos em um design lindo de metal e vidro.

Honestamente, o S6 é o smartphone da Samsung que deveríamos ter recebido há um ano.

Parece um iPhone

É impossível não notar as semelhanças entre o Galaxy S6 e o iPhone 6, especialmente com a versão branca do S6. A traseira branca brilhante? A armação prata escovada nas bordas? A “grelha” de alto-falante perfurada na parte inferior? É incontestável.

galaxys601.jpg

Mas, mesmo que o Galaxy S6 possua alguma “inspiração” do aparelho da Apple, é uma evidência que a Samsung tomou consciência de voltar ao básico do bom design. Não estamos mais vivendo em um mundo dominado por celular básicos de plástico, e caso você seja um dos “grandes” no mercado Android, é preciso subir no bonde dos produtos top de linha.

galaxys602.jpg

Apesar de o Galaxy S6 padrão ainda ser um pouco tímido na questão do design, a sua versão curvada, o Galaxy S6 Edge, nos lembra que ainda existe um pouco de ingenuidade (no bom sentido) na divisão de hardware da Samsung. Pode ser difícil de ver nas fotos, mas a tela de 5,1“ do aparelho se curva bem levemente para os dois lados. Talvez a empresa estivesse tímida demais para assumir grandes riscos até o momento. Ou talvez finalmente tenha descoberto o que funciona. Esse design certamente funciona para mim. Olhe para essas bordas curvas – a maneira como elas se arqueiam apenas um pouco, sem arruinar toda a experiência de segurar um smartphone na palma da sua mão, como o Galaxy Note Edge fez. Não gostei nada do Note Edge, mas adorei segurar o Galaxy S6 Edge. Tanto a versão reta quanto a curva do Galaxy S6 são dois dos smartphones mais confortáveis que já usei em um bom tempo.

galaxys603.jpg

Galaxy S6 Edge: repare na tela levemente curva nas bordas

E os dois smartphones também são muito bonitos, como aparelhos premium para usuários premium – ou, ao menos, é essa a promessa de estilo de vida que esses smartphones tentam vender.

galaxys604.jpg

Visão da lateral do novo Galaxy S6 Edge

Processador

Ao contrário da maioria dos seus antecessores, o Galaxy S6 possui o novo processador octa-core Exynos, da Samsung, em vez de um chip da Qualcomm. A empresa diz que o novo chip de 14 nanômetros promete melhor consumo de energia porque possui quatro núcleos voltados para eficiência de bateria, e outros quatro voltados para desempenho do processador.

Agora, dito isso, existem rumores por aí dizendo que a troca de processador aconteceu, na verdade, por conta de problemas de superaquecimento com o Snapdragon 810. Não podemos negar ou confirmar essas alegações, mas posso dizer que o aparelho foi rápido e responsivo nos testes. 

Interface

A Samsung pode ter renovado o design do seu chassi, mas o software ainda precisa de um pouco de trabalho. Apesar do update do Lollipop, não há nada espetacularmente novo.

galaxys606.jpg

Existem Cards no switcher de app, e os próprios aplicativos da Samsung trazem cores fortes e brilhantes em um layout flat. A Samsung também incluiu algumas das suas próprias adições de software, como o Multi-Window, que pode ser usado a partir a partir da tela de multitarefa. A empresa também alega ter deixado a interface mais simples e direta, cortando-a em alguns locais. No entanto, pelo pouco tempo que passei com o aparelho, tudo que posso dizer é que o Galaxy S6 ainda se parece com um celular da Samsung. Talvez isso possa mudar após uma semana com o produto.

galaxys607.jpg

Quando vou poder comprar?

 

A Samsung informou que o Galaxy S6 (apenas a versão padrão) desembarca no Brasil no próximo mês de abril. No entanto, a empresa não soube informar a data específica de lançamento.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail