Home > Notícias

Primeiras impressões de quem ‘usou’ o novo iPhone 3G

Editor da Macworld passa 15 minutos com o novo telefone da Apple, e diz o que achou.

Jason Snell, da Macworld/EUA

10/06/2008 às 13h00

Foto:

Sim, eu toquei no iPhone 3G. Talvez não seja uma experiência tão incrível quanto foi tocar no primeiro iPhone no seu anúncio em janeiro de 2007. Mas é uma vantagem, já que tive acesso a ele um mês antes do grande público.

Com isso em mente, vou dizer o que achei do iPhone 3G.

Fundamentalmente, este novo iPhone parece muito com o antigo. É aparentemente mas leve que o antigo, mas não muito. Na minha mão, não fez muita diferença comparado com o iPhone atual. As maiores mudanças cosméticas foram feitas na parte de trás do aparelho, com plástico brilhante no lugar do metal.

O novo painel traseiro é mais curvado que o atual, e a entrada para os fones de ouvido foi substituída por uma integrada ao corpo do telefone. Isso significa que os dias dos adaptadores de headphones para iPhone se foram para sempre. Os botões laterais agora são de metal prateado, em vez do plástico preto do modelo antigo.

A parte de plástico também deve ajudar a melhorar o alcance e o sinal do iPhone para Wi-Fi, celular e até para o GPS, o que é uma boa notícia para quem tem problemas com o sinal do seu iPhone.

Perguntei a Bob Borchers, diretor mundial de marketing para iPhone da Apple, sobre os novos recursos de GPS. Ele explicou que os recursos atuais do iPhone usam Wi-Fi e localizações de torres de celular para calcular a posição - agora o GPS entra nesse pacote. Como o GPS só funciona direito com uma visão clara do céu, a combinação de distintos métodos de localização dá ao iPhone três modos diferentes de fazer você descobrir onde está.

iphone3g_macworld_400

++++

E as fotos terão geotags - quando você tirar uma foto com o iPhone, a imagem terá metadados indicando exatamente onde você estava no mundo quando clicou.

A Apple não vai dar muitas informações detalhadas de mapas para o iPhone, contando mais com os dados enviados pelos servidores do Google. Isso abre uma brecha para os desenvolvedores de software independentes: de fato, a fabricante de GPS TomTom diz que já tem um software para o iPhone GPS pronto para lançar.

Eu espero muita concorrência nesta área, com novos recursos de retorno de áudio e mapas pré-carregados no iPhone, caso sua conexão de dados caia, você ainda poderá encontrar seu caminho.

Agora, a duração da bateria. A Apple diz que o iPhone 3G aguenta até 10 horas de conversação em uma rede 2G, ou até 5 horas em uma rede 3G. Isso não é novidade: rádios 3G gastam muito mais energia. Essa é uma das razões pela qual o iPhone original não tinha 3G.

"Em resumo, rádios 3G são diferentes dos 2G, que estão no mercado há mais tempo e são mais otimizados", disse Borchers. "Cinco horas para 3G é uma boa referência. Fomos muito agressivos no gerenciamento de bateria para chegar a esses números".

iPhone3G_back_white_01

++++
Se for preciso mais tempo de bateria, é possível modificar uma configuração do iPhone para usar apenas a rede 2G, embora Borchers afirme que "a grande maioria dos consumidores vai querer usar o 3G".

iphone3g_carregador

E então existe o novo e incrivelmente pequeno adaptador de tomada do iPhone. O antigo adaptador parecia uma versão reduzida da fonte de força de um MacBook.

Esse novo parece muito mais com um adaptador de tomada, daqueles que ajudam a ligar um cabo de força com fio terra de três pinos em uma tomada com apenas dois pinos. De um lado, estão os dois pinos, do outro, uma porta USB. E é isso.

Não sei quem na Apple é obcecado com adaptadores minúsculos, mas justo quando você não imagina ser possível diminuí-los, eles encolhem ainda mais.

Não tive muito tempo com o telefone, mas consegui rodar alguns programas de terceiros, como o impressionante Major League Baseball. E deu para jogar um pouco de Super Monkey Ball. Achei difícil controlar o macaquinho na bola, embora eu acho que estava segurando o iPhone de maneira errada. Os gráficos e o número de quadros por segundo foram impressionantes. Não como meu Nintendo Wii em casa, mas muito bom para um game portátil. (Você não sabia que o iPhone era um pequeno console? Bem, agora sabe).

Bem, enchi meu notebook com observações na breve sessão de 15 minutos com a Apple e o iPhone 3G. E foi isso.

iPhone3G_back_white_02_400

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail