Home > Notícias

Primeiras impressões: iPod nano

Editor da Macworld americana teve acesso ao aparelho e fala sobre os novos recursos do player da Apple, que agora conta com câmera de vídeo, gravador e rádio

Macworld/EUA

10/09/2009 às 15h31

Foto:

Logo após o anúncio dos novos iPods feito por Steve Jobs no evento de quarta-feira (9/9), a Apple abriu um espaço reservado para demonstrações de  seus produtos. O editor Christopher Breen, da  Macworld/EUA, estava lá e fala sobre a nova geração do iPod nano.

Como era de se esperar, o stand dos iPod nanos ficou lotado de jornalistas no final do evento. As grandes novidades são a câmera de vídeo embutida e o microfone interno para usar o dispositivo como um gravador digital.

A tela do nano ficou ligeiramente maior que sua quarta geração, passando a ter 2.2 polegadas. O modelo de 8GB custa 149 dólares e a de 16GB sai por 179 dólares.

nanoarray_original.jpg

Exibição de iPod nanos logo após o término do evento da Apple

Vídeo

O iPod nano continua com seu design elegante, como na versão anterior. A câmera e o microfone estão posicionados na parte inferior traseira do aparelho. Para filmar é muito fácil. Apesar de pequeno, a posição da câmera do aparelho não faz com que seja difícil posicionar os dedos. É pouco provável que um dedão apareça na filmagem... Para começar, basta selecionar Video Camera no menu principal e pressionar e segurar o botão central do aparelho. Os efeitos aparecem em uma grade e podem ser selecionados deslizando o dedo na roda que controla o aparelho.

Um representante da Apple mostrou 15 efeitos de vídeo diferentes para a diversão dos usuários. Para a Apple, o conceito das gravações de vídeo está associado à diversão. O próprio representante da empresa comparou o nano com outros modelos de câmeras de vídeo  e lembrou que a qualidade dos filmes não era de alta definição (os vídeos são gravados em 640 x 480 pixels H.264 no formato paisagem ou retrato).

Rádio

A implantação do rádio no iPod nano não é a única novidade. Ele é capaz de pausar a programação e salvá-la por até 15 minutos para que ela seja ouvida mais tarde.

Para que o rádio funcione, um fone de ouvido com fio deverá estar conectado ao aparelho para que sirva como uma antena. O usuário poderá escolher entre os padrões de rádio no formato europeu, americano ou japonês.

nano_radio_original.jpg

iPod nano é capaz de gravar até 15 minutos de programação de rádio

Pedômetro

A inclusão do pedômetro (que conta os passos de uma corrida) foi uma boa jogada da Apple, mas ele não substitui o hardware da Nike+. Conforme os passos são dados, o iPod sente a batida de cada passo para marcar a distância percorrida, mas o sistema não é tão preciso quanto o acessório da Nike.

Em breve, teremos um review completo, com a avaliacão de todas as funções do aparelho.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail