Home > Notícias

Primeiras impressões: testamos o novo MacBook

Avaliação inicial da Macworld mostra uma tela mais brilhante, mas com alterações na cor amarela, quando o usuário troca o ângulo de visualização

Macworld/EUA

21/10/2009 às 15h04

Foto:

Desde o lançamento do MacBook, em maio de 2006, o notebook mais barato da Apple tem sido um "sucesso de público".   Segundo a Apple, ele é o modelo de Mac mais vendido em toda a  história da empresa. De olho na temporadea de vendas de fim de ano, a Apple atualizou o portátil. O novo modelo está cotado a 999 dólares nos Estados Unidos (custará 3.099 reais no Brasil, apesar de ainda não ter sua data de lançamento no País definida).

Por fora
Quando o novo MacBook é colocado ao lado de seu antecessor, é possível notar pequenas mudanças. Construído em um monobloco de policarbonato branco (plástico, em vez de alumínio, como em outros modelos de portáteis da Apple), a superfície superior elimina os parafusos e as arestas  - presentes na versão anterior.

Veja também:

>Galeria com os lançamentos da Apple

Uma grande diferença é o uso de uma fina camada de vidro sobre o trackpad multitouch que suporta comandos com mais de um dedo.  Os botões do trackpad também foram removidos, para dar mais espaço à área de toque.

macbook386_original.png

Tela de 13,3 polegadas em LED é uma das novidades do novo modelo

O novo MacBook possui a câmera iSight instalada em uma pequena fresta redonda (a do modelo anterior era em forma de quadrado) na parte superior da tela, com um indicador de status à sua direita. O microfone foi transferido para o canto superior esquerdo do teclado e o botão de energia diminuiu de tamanho. As teclas  estão mais sólidas e mais suaves do que no modelo anterior.

Com tela de 13,3 polegadas, o portátil oferece a mesma resolução de 1280 por 800 pixels. A única diferença foi o uso de display com LED backlight (assim como o MacBook Pro, de 13 polegadas). O resultado com essa tecnologia é uma tela mais brilhante, apesar de, nos testes da Macworld norte-americana, o novo modelo ter exibido uma considerável alteração de amarelo, quando visto em um ângulo horizontal inclinado (o modelo anterior apenas "desbotava" as cores).

macbook-keyboard-386_original.jpg

Trackpad tem revestimento de vidro e ocupa uma área maior por não haver botões de clique

Com relação às dimensões, o novo equipamento é levemente mais largo e com maior profundidade, apesar de ter "cortado" cerca de 140 gramas de seu peso, em relação ao modelo anterior. Curiosamente, ao pegar o notebook, é possível ter a impressão de que ele é mais pesado que seu antecessor. Isso acontece porque há uma diferente distribuição de peso, por conta de seu display mais fino.

O novo MacBook não tem porta FireWire. A novidade é uma entrada Mini DisplayPort (anteriormente havia um conector Mini-DVI). Há mais duas portas USB 2.0, entrada para microfone e fones de ouvido, Gigabit Ethernet, alimentação MagSafe e um slot para bloqueio Kensington (sistema anti-furto).

Por trás
A parte inferior do MacBook é revestida por uma fina camada de borracha, eliminando o uso de pés acolchoados. Não há compartimento extra para a bateria, pois ela fica embutida no equipamento. De acordo com a Apple, o novo design economiza espaço e oferece autonomia de até sete horas de duração, para um ciclo de 1.000 recargas.

macbook-bottom-386_original.jpg

Oito parafusos prendem a parte de trás do MacBook, revestida por uma fina camada de borracha

Por dentro
Os novos modelos continuam com o processador Intel Core 2 Duo, mas seu chip saltou de 2,16 GHz para 2,26 GHz (ambos têm Cache L2 compartilhado de 3 MB). Embora o MacBook mantenha o barramento de 1.066 MHz, agora ele suporta memória RAM DDR3 de 1066 MHz, ao contrário da DDR2 de 800 MHz (o limite de memória ainda é de 4GB de RAM). A rede sem fio 802.11n e o Bluetooth 2.1 são mantidos nessa versão.

macbook-ram-ifixit_original.jpg

Fácil acesso à memória RAM e ao disco rígio (Crédito: iFixed)

O chip gráfico usado é o Nvidia GeForce 9400M que compartilha 256 MB de memória RAM. Essa placa permite ligar um segundo monitor, com resolução de até 2560 por 1600 pixels, para espelhar o sistema ou ampliar sua área de trabalho.

Macworld trabalha em um teste de desempenho do novo portátil. O resultado será publicado em breve.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail