Home > Notícias

Primeiras impressões: novos iMacs

Equipamentos sofreram mudanças radicais no design (com tela de até 27'') e no processamento, com chip Core i5. Testes mostram melhor qualidade de tela e de som

Macworld/EUA

21/10/2009 às 12h02

Foto:

Os novos iMacs, anunciados na terça-feira (20/10) trouxeram as  mudanças mais significativas na linha do desktop de alumínio da Apple nos últimos tempos. Com as alterações, o equipamento passa a ter um design que o credencia a ser um centro de entretenimento doméstico.

A mudança mais óbvia é a tela do iMac. Ela ganhou versões de 21,5 e 27 polegadas. Ambas exibem vídeos em alta definição. Como em muitos aparelhos de HDTV, a borda preta ao redor da tela se estendeu para as extremidades, sobre o alumínio, dando a impressão de ser ainda maior.

Veja também:

> Galeria com os lançamentos de novos iMacs, MacBooks, Mac minis e o Magic Mouse

> Novos iMacs chegam ao Brasil em dezembro

Colocado lado a lado com a versão anterior (20 polegadas), o iMac de 21,5 polegadas já parece ser bem maior - e o iMac de 27 polegadas fica gigante. Segundo um editor da Macworld norte-americana que testou o equipamento, o modelo de 27 polegadas é tão grande que acaba não combinando com um desktop...

imacs_original.jpg

iMacs podem exibir vídeo em alta definição, mas não possuem leitor Blu-ray

O iMac agora usa um gabinete completo de alumínio, enquanto que o iMac anterior usava um plástico preto por trás. O botão Ligar do desktop está alinhado com o painel traseiro de portas e conexões, e também é feito em alumínio.

A tela dos novos iMacs utiliza LCDs (tela plana de matriz ativa) widescreen com tecnologia LED-backlit, que pode exibir milhões de colores em todas as resoluções. Com os novos monitores, a Apple afirma que é possível, graças à tecnologia In-plane, manter a mesma qualidade de imagem em qualquer ângulo.

Em nossos primeiros testes, realmente não notamos alteração, mesmo em ângulos extremos. Já nos modelos anteriores de 20 polegadas, a diferença era clara.

Com relação aos alto-falantes, pudemos notar que a qualidade do som é muito melhor que a dos modelos anteriores de iMac. O áudio foi limpo e grave.

O leitor Blu-ray ainda não foi incorporado ao computador, como indicavam alguns rumores, no entanto, um leitor de cartões de memória do tipo SD foi incluído abaixo do leitor de CDs e DVDs.

Quanto ao desempenho, as configurações dos iMacs foram turbinadas.  Além do processador Intel Core 2 Duo de 3.06 GHz, está disponível o chip Intel Core i5 (quad-core) de 2.66 GHz, para o iMac de 27 polegadas. Macworld trabalha em um teste mais aprofundado do equipamento (com análise de desempenho), que estará disponível em breve.

imacs_back_original.jpg

Revestimento traseiro dos novos iMacs é totalmente em alumínio

Os novos iMacs incluem novo Magic Mouse, o primeiro mouse multitouch do mundo que não usa botões, segundo a Apple. Ele reage aos movimentos do usuário sobre sua superfície. E o teclado é o Wireless Keyboard. Ao contrário de modelos anteriores, esse periférico não inclui portas USB.  Já o gabinete/monitor contam com quatro entradas desse tipo.

Os novos iMacs já aparecem na Apple Store do Brasil, loja de produtos online da Apple, mas só devem chegar ao país em dezembro. O preço varia entre 4.699 reais e 7.399 reais.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail