Home > Notícias

Primeiras impressões: novos navegadores para o iPhone

Edge, Incognito, Shaking Web e WebMate oferecem recursos que o Safari instalado no iPhone e iPod touch não tem. Saiba o que eles oferecem.

Brennon Slattery, PC World/EUA

14/01/2009 às 18h32

Foto:

Quatro novos navegadores chegaram à App Store nesta semana, para uso no iPhone e no iPod touch. Os browsers começaram a ser vendidos apenas porque usam o mesmo mecanismo de desenvolvimento do Safari, chamado WebKit, e fornecem alguns recursos inexistentes no Safari original para os aparelhos móveis.

Veja o que eles oferecem:

The Edge Browser (gratuito)
O principal recurso do The Edge Browser é que ele remove toda a sujeira de uma página no Safari para apresentar sites em sua glória da tela cheia. Além do horário, status da recepção e da bateria no topo da tela, você não verá mais nada na página.

O problema é que eu, realmente, não vi nada. Abri o navegador e estava tentando descobrir como ir a uma nova página, já que ele ficou preso a uma da Apple Store. Ao reiniciar o aplicativo, o resultado foi uma tela em branco. Então, o limite do navegador foi... nenhum.

edgebrowser-interna
The Edge Browser: não funcionou

Incognito (1,99 dólar)
O Incognito é o navegador para quem tem medo de ser pego visitando sites inapropriados em seu iPhone ou iPod touch.

O navegador não armazena nenhum traço da sua navegação na web. Uma vez que você o fecha, todo seu histórico desaparece (ou será que você não ficou mesmo online?). Funciona, mas é útil apenas para quem tem iPhone da empresa ou pelos paranóicos em geral. 

incognito-interna

Incognito: para paranóicos


Shaking Web (1,99 dólar)

Usando o acelerômetro do iPhone, o Shaking Web compensa movimentos leves das mãos e do corpo ao balançar a tela do navegador. Funciona usando um sensor de movimentos e aplica a compensação mostrando um movimento oposto no conteúdo do browser.

Andei pelo escritório balançando o iPhone, tentando ler artigos na web. Continuou tão difícil quanto antes, e mesmo com o modo "turbo" ligado, não deu certo. O Turbo aplica forças na vertical e horizontal  - o modo normal funciona apenas com movimentos verticais.

Um dos grandes problemas do Shaking Web é que ele não está pronto ainda, sem suporte a janelas pop-up (o que não é um problema) e sites que abrem em novas janelas.

shakingweb-interna

Shaking Web: não ajuda a ler sites em movimento

WebMate (99 centavos de dólar)
Oferecendo o que é a experiência mais próxima de navegação em abas no iPhone, o WebMate é um aplicativo útil para quem gosta de abrir vários sites de uma vez só. Seu conceito é excelente, e espero que incentive a Apple a melhorar o Safari.

Ele tem apenas uma falha: quando você abre duas páginas em separado, o WebMate não salva as outras abas abertas. Conforme você alterna entre as janelas, as páginas precisam ser recarregadas de novo - o que consome mais tempo.

webmate-interna

WebMate: navegação em abas

Os novos navegadores não se diferenciam, no geral, do Safari, por causa do WebKit, mas funcionam bem como adicionais. Eu manteria o Incognito e o WebMate, que têm bons recursos. Com atualizações corretas, ambos podem provar que são melhores que o próprio Safari.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail