Home > Notícias

Primeiras impressões: PowerPoint 2013 é mais moderno e simples de usar

Software ganha foco na experiência do usuário, e permite que até os novatos criem belas apresentações.

Tony Bradley, PCWorld/EUA

24/07/2012 às 18h52

Foto:

O PowerPoint é uma marca registrada do Microsoft Office. Apesar de ser apenas um entre muitos softwares de apresentações, ele ascendeu como o líder em seu campo de atuação, assim como a Coca-Cola, Band-Aid e o Google. A palavra “PowerPoint” já se tornou genérica na hora de se referir a apresentações e software para essa tarefa. 

A Microsoft apresentou recentemente o Office 2013, e, consequentemente, uma nova versão do PowerPoint. Testamos o novo software e comentamos a seguir nossas primeiras impressões. 

Leia também
» Primeiras impressões: Word 2013
» Primeiras impressões: Outlook 2013

Mais bonito e sem enrolação

Há ainda muitas pessoas que usam o Office 2007, 2003 e até mesmo o Office XP ou 97 porque o programa consegue atender às suas necessidades básicas. O grande desafio da Microsoft ao desenvolver essa nova versão do programa foi agregar valor e novas funcionalidades ao invés de entupi-lo de recursos frívolos ou apenas chamando-o de “nova versão”. 

O PowerPoint 2013 parece mostrar que a Microsoft fez um trabalho admirável ao parar para pensar como as pessoas usam o software, e de quais ferramentas e recursos elas precisam. O programa foca mais em melhorar e alinhar a experiência do PowerPoint, e menos em adicionar botões bonitinhos. O resultado é uma ferramenta mais fácil de ser usada, que permite até que usuários novatos criem belas apresentações. 

A nova ênfase é evidente logo no começo. No PowerPoint 2010 havia temas e templates, porém o software apresentava um slide branco genérico, deixando a seu critério encontrar seus favoritos para mudar o design da apresentação. Quando aberto o PowerPoint 2013 já apresenta diversos modelos, e, ao selecionar um deles o programa já exibe algumas cores para que você aplicá-las aos slides.

Em questão de segundos, você já está pronto para adicionar conteúdo a um slide que já está bonito e configurado. O PowerPoint 2013 integra mais recursos do Excel e Visio que permitem ao usuário trabalhar com gráficos e diagramas ou criar formas personalizadas diretamente no software. Ele também possui um suporte muito mais amplo a formatos de vídeo e áudio, facilitando a incorporação de arquivos multimídia. 

powerpoint2013_01.png
Defina todo o seu projeto logo na tela inicial (clique para expandir)

Dois recursos que se destacaram no PowerPoint 2013 são o conta-gotas e a integração com a nuvem. O conta-gotas facilita na hora de combinar as cores dos slides e das imagens que estejam nas apresentação. As tonalidades podem ser escolhidas a partir de uma imagem, e aplicadas no texto para deixar o visual melhor e mais consistente. 

Assim como o Word 2013, o PowerPoint por padrão salva seus documentos em sua conta no SkyDrive, serviço de armazenamento em nuvem da Microsoft. Isso é ótimo porque ajuda a garantir que seus arquivos poderão ser acessados de qualquer lugar, e de quase qualquer dispositivo conectado à Internet. Essa integração online também é uma alternativa para inserir imagens que estejam hospedadas online, ou de sites como Flickr ou Facebook, tudo direto para as apresentações. 

Experimentamos o PowerPoint 2013 em um Samsung Series 7 Slate PC rodando a versão Consumer Preview do Windows 8. Assim como outros produtos do Office 2013, a Microsoft trabalhou bastante para incorporar o suporte a comandos e gestos na tela de toque para facilitar a vida dos usuários na hora de trabalhar com o software a partir da interface do tablet. 

Em suma, o PowerPoint 2013 é impressionante, muito mais do que ao comparar a versão 2010 com o PowerPoint 2007, por exemplo. O software ficou mais simples e intuitivo que seus antecessores, e a modernização o torna pronto para o uso em tablets e para a próxima geração de plataformas de hardware. 

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail